segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Ramos de Nespereira? É no Compostor!

Hoje andei a cortar alguns ramos de uma nespereira que tenho nas traseiras e ainda juntei algum volume que muitas pessoas tentariam colocar no contentor do lixo, ou por exemplo, chamar os serviços da câmara municipal que recolhem este tipo de podas de jardim gratuitamente. 



O que eu fiz e sugiro é, colocar no compostor. Os ramos da nespereira onde estão as folhas são muito tenros e bastam dois dedos para os partirem. Tudo aquilo apodrece com extrema facilidade. Aliás, é graças à nespereira que tenho sempre folhas para fazer de parte seca na compostagem, porque se trata de uma árvore de folha permanente. Precisamos dos verdes e dos secos, e as folhas de nespereira são grandes e vão caindo ao longo do ano. 

Então, parti todas aquelas extremidades com folhas, e meti numa pilha de composto, que quando vai ficando mais curtido meto nos compostores. E dez minutos depois estava o trabalho feito:


Dez minutos não dava para juntar tudo no carro de mão e levar ao contentor que fica a mais de cem metros o mais próximo. E o que sobrou foi isto, os ramos mais grossos que podem facilmente ir para a lareira, ou até estacar qualquer coisa. E está o trabalho feito. O ambiente agradece e a pilha de compostagem também!




Sem comentários:

Enviar um comentário