quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Será uma Abelha, uma Vespa ou uma Mosca?

Por estes dias no jardim, andava um exército de insetos nas flores do meu sargaço. Maioritariamente vespas, mas também abelhas e lá pelo meio um verdadeiro OVNI que me chamou a atenção. À primeira vista parece ser uma abelha ou vespa, mas será mesmo assim? Se vissem este inseto qual seria a vossa primeira ideia?


Eu sou um quase leigo nestes assuntos de insetos. É verdade que, fruto de viver no campo sei distinguir alguns bichinhos que a maioria das pessoas da cidade terão dificuldade em identificar, mas  não muito mais que isso. 

Ainda assim todos nós sabemos porque aprendemos na escola, que há animais que usam o mimetismo, um disfarce, para enganar os outros animais. E isto também acontece muito com os insetos. E mal olhei para este inseto, a minha primeira ideia é que se tratava de uma mosca das flores que gosta de imitar abelhas ou vespas.

É verdade, uma mosca! Porque se observarmos com atenção, e os detalhes são sempre importantes, verificamos que esta suposta vespa (ou abelha) quase não tem antenas! E os olhos não são olhos de abelha nem de vespa. São maiores e redondos enquanto que nas vespas e abelhas são alongados. Mais fácil ainda de identificar é, à semelhança das aves, observar o seu voo. Também os insetos têm voos caraterísticos que ajudam na sua identificação. E uma mosca não voa como uma abelha ou como uma vespa. As moscas têm voos extremamente rápidos, já as vespas e abelhas que tentam imitar fazer voos com muito mais graciosidade. 

E por que é que uma mosca quer parecer uma vespa ou abelha? Certamente por uma questão de defesa, mostrando-se mais perigosa do que de facto é. Para que as suas cores passem uma mensagem e para que não se metam com ela! Genial não é?



Para ajudar na identificação recorri ao site do ICNF que diferencia as diferentes espécies de vespa (para evitar certas confusões com a vespa asiática).

E cheguei então à identificação desta mosca das flores. Trata-se da Milesia crabroniformis, vulgarmente conhecida por Mosca Crabo, por imitar a Vespa Crabo.

Sem comentários:

Enviar um comentário