domingo, 25 de novembro de 2018

Parque de Arouca Rainha Santa Mafalda


Depois de concluído o trilho em Rossas rumamos de autocarro até ao centro de Arouca onde a maioria das pessoas  se deslocou aos restaurantes para provar as iguarias locais. Algumas pessoas, como eu, preferiram a modalidade piquenique no Parque junto ao Mosteiro de Santa Mafalda. Não consegui ainda reunir grande informação sobre este parque junto do importante mosteiro, desde logo o seu próprio nome. Já li "Parque de Arouca", já li Parque Municipal Rainha Santa Mafalda (rainha padroeira do concelho, o feriado celebra-se a 2 de Maio) mas ao certo nem sei o nome oficial deste bonito espaço ajardinado e de lazer nem nada acerca da sua história, quem o mandou construir e quando. Nem nos sítios oficiais na internet consegui reunir informação de relevo. 

Mas aqui ficam algumas fotografias tiradas pouco antes de ter começado a chover (ainda se vê um arco-íris) e aguça o apetite para quem ainda não conhecer o centro deste concelho que tem muito para ver, muitos trilhos pedestres (como o que fiz este fim-de-semana) e muitas belezas naturais.











Aproveitando o ainda muito tempo que tinha disponível até ao regresso a casa, aproveitei e, mesmo não sendo religioso, fiz uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra, que fica no importante mosteiro mesmo ao lado do parque. Apesar de toda esta ostentação religiosa me fazer muita confusão, pois, enquanto o povo morria à fome aqueles que apregoam o despojamento dos bens materiais faziam o seu oposto, apesar de tudo isso, dei por muito bem entregue o tempo, na companhia de uma simpática guia, bastante espirituosa, e fiquei a saber um pouco mais da história do mosteiro e da vida das freiras e da padroeira rainha Mafalda.

O Museu de Arte Sacra de Arouca: "É a mais completa colecção de arte monástica portuguesa que permanece in loco, num edifício classificado como Monumento Nacional no ano de 1910. A qualidade artística das peças expostas – pintura, escultura, ourivesaria, têxteis e mobiliário - são representativos do melhor nível da arte portuguesa. " (retirado daqui)

Entrando pelo claustro, deixo algumas imagens que depois recolhi na visita guiada.













Para saber tudo do mosteiro de Arouca:


Sem comentários:

Enviar um comentário