quinta-feira, 25 de abril de 2019

Coroa-de-cristo - Euphorbia milii

Há algum tempo que andava de olho neste cato ou arbusto da família das Euphorbias, originário de Madagascar, principalmente depois de há já uns anos ter visto os que estão no Jardim Botânico do Porto.






E até que há umas semanas, de passagem por Ovar, entrei numa grande superfície de plantas e  artigos de jardim, e por lá vi esta Euphorbia milii e trouxe um pequeno vasinho que custou 1,80€. No vaso está identicada como Euphorbia milii "vulconus".

Para já vou mudar a planta de vaso e depois logo se vê, se a continuarei a manter em vaso ou se lhe destinarei um sítio no jardim.



8 comentários:

  1. Para que não troce muito de eventuais comentários meus, digo já que não sou entendida em plantas! Esta, creio nunca tê-la visto. Mas achei a estrutura muito curiosa, meio cacto, meio arbusto, e também as formas e cores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! esteja à vontade para comentar! Eu também gostei bastante desta planta, ainda que seja preciso cuidado, convém não lhe tocar!

      Eliminar
  2. Bucólico? Ah, nem ao menos a cor e vivacidade destas plantas, xerófilas ou não, o animam? Que bonitas que elas são!

    E eu a pensar que os catos não davam flor. Ignorância de quem até era boa aluna em Botânica, mas enfim as Humanidades falaram mais alto, embora se deva ter cultura geral, como é óbvio.

    O pseudónimo que escolheu é invulgar e difícil de memorizar, mas cada um escolhe aquilo que muito bem entende. Era o que faltava termos de agradar a "a" ou "b".

    Bom domingo e se quiser visitar o meu blogue, terei imenso prazer na sua tomada de posição. Caso não, obrigada na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bucólico-anónimo é só o nome do blogue!, mas bucólico também não tem nada que ver com tristeza!, tem sim com a vida campestre e com a Natureza ;) E até que me tenho por ser um bucólico muito alegre!
      Eu eu nem botânico amador me considero!
      Se preferir, aqui, pode tratar-me por Bucólico em vez de Königvs ;)
      Bom domingo também para si. Entretanto irei dar uma vista de olhos no seu blogue ;)

      Eliminar
  3. E eu a pensar que era o nome do blogue e também estado de espírito.
    Sempre associei o vocábulo bucólico a tristeza. Mas porquê? Ignorância, só pode!
    Sabia que bucólico tinha a ver (a haver, como muitos escrevem e pronunciam -rs) com rural, campestre etc. e tal, mas para mim, também significava algo ou alguém triste. Obrigada pela explicação.
    Está combinado, tratá-lo-ei por Bucólico, visto que o outro nome é dificílimo de fixar, de escrever e de pronunciar.

    Boa semana e bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o pseudónimo também é fácil! Konigus (só que eu cismei de lá meter o "v" em vez de "u") tal como antigamente se usava ;)
      Bom feriado para si também!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar