quarta-feira, 22 de maio de 2019

O Grave Problema dos Eucaliptos na Hora do Abate

Já sabemos que os eucaliptos são lá do outro lado do mundo e que nunca deveriam ter sido plantados em Portugal. Já sabemos que os eucaliptos destroem os recursos hídricos,destroem os solos e os deixam improdutivos, e destroem a nossa flora e fauna. Já sabemos tudo isso. Mas, até no momento do seu abate são um grande problema. 

Junto à empresa onde trabalho, finalmente começaram a limpar terrenos pejados de eucalitpos, que estavam mesmo junto à estrada, o que, como toda a gente sabe, é contrário a uma lei que nunca ninguém fez cumprir, até ao momento em que numa estrada de Pedrógão Grande morreram dezenas de pessoas. 

Nesse terreno, apesar dos eucaliptos não terem assim muitos anos, e isso vê-se pela largura dos troncos, a verdade é que já eram tremendamente altos, não fosse o eucalipto das árvores mais altas do mundo, podendo atingir os cem metros de altura e seis metros de diâmetro. Via Google Maps podemos ver como estavam e comparar depois com o abate:



E vejamos o que sobrou depois dos madeireiros (que se comportam sempre pior que elefantes numa loja de porcelanas) abaterem os eucaliptos:


Sobraram meia dúzia de sobreiros que ficaram todos partidos, num estado lastimável de levarem com os eucaliptos em cima:




No Parque Biológico de Gaia, explicam o porquê de não quererem eucaliptos na reserva:


E o Parque Biológico de Gaia não quer eucaliptos, precisamente por tudo isto.
- Porque diminui a biodiversidade
- Porque permite a erosão do solo
- Por ser de crescimento rápido e retirar grandes nutrientes do solo
- Porque prejudicariam o crescimentos das árvores autóctones (carvalhos, sobreiros, azevinhos, etc)
e porque no momento do seu abate são também um grave problema porque iriam destruir todas as outras árvores.  


2 comentários:

  1. Quando trouxeram os eucaliptos da Austrália, deviam também ter trazido os koalas com eles. Será que ainda é tarde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já pensei nisso e ainda por cima lá na Austrália os koalas estão cada vez mais ameaçados por perda de habitat:

      "De 1990 a 2016, pelo menos 9,6 milhões de hectares de habitat de koalas foram destruídos em Queensland e New South Wales."

      https://www.theguardian.com/australia-news/2019/mar/26/koalas-should-be-given-endangered-listing-environment-groups-say

      Eliminar