domingo, 30 de junho de 2019

Novo Contentor para Resíduos Verdes


Há não muito tempo que comecei a reparar nuns novos contentores, ao lado dos contentores para o lixo comum. São contentores verdes na cor, que se destinam a que as pessoas lá coloquem os restos de jardinagem, nomeadamente restos de podas, relva, ervas, flores, etc. Segundo as indicações, não se pode colocar nada com terra ou pedras, vasos, madeiras tratadas, varredura de areia ou restos de palmeiras. 

Esta parece-me uma excelente ideia da LIPOR, empresa que faz a gestão dos resíduos dos municípios do Porto. Por um lado temos ali à disposição um contentor específico para este tipo de resíduo que assim não vai para aterro sanitário, por outro, estamos a ajudar para se produzir adubo orgânico. 

Agora é preciso é que haja sensibilização, que nunca é demais, para que as pessoas usem os contentores devidamente, e que não coloquem lá lixo, e já ouvi relatos que até fraldas encontraram nestes contentores. 


3 comentários:

  1. A ideia ainda não chegou à zona centro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A LIPOR tem tido ideias muito interessantes. Eles, por exemplo distribuíram milhares de compostores gratuitamente pelo grande Porto (eu tenho dois) em que só bastava a pessoa ir lá fazer uma formação de três horas, e em que a pessoa se comprometia a fazer compostagem pelo menos durante um ano e o compostor era oferta. Partilhei aqui quando recebi o primeiro compostor:
      http://bucolico-anonimo.blogspot.com/2013/09/o-meu-primeiro-compostor.html

      E eles fizerem também um parque aventura e trilho ecológico em cima de um antigo aterro sanitário... espaço que espero visitar em breve e depois partilhar aqui no blogue ;) Mas eles estão sempre com muitas ações de sustentabilidade.

      Eliminar
  2. Estou a par da dinâmica pois quando estive a trabalhar no Porto eu e a minha parceira desenvolvemos um trabalho para eles, eu o copy, ela as ilustrações. Todavia creio que não passou da maquete, com pena nossa, e de toda a gente.

    ResponderEliminar