domingo, 30 de junho de 2019

O Homem Abandona - A Natureza Toma Conta (20)

Tínhamos encostado as bicicletas junto a um Renault Laguna que estava ao lado de outros dois carros abandonados num parque de estacionamento (se calhar é mais Parque de Abandonamento!). E de repente começo a ver vespas a pousar na mala do carro, e se vespas estão interessadas num carro, certamente que não é para apreciar a máquina! Só poderia significar uma coisa: já o ocuparam! E bastou prestar um pouco de atenção para perceber por onde entravam e onde estava escondido o seu ninho. 







Por este simples exemplo podemos perceber como podemos fazer muito pelos polinizadores. Se lhes fornecermos abrigo eles usá-los-ão, ainda que, neste caso, não se pretende que as pessoas abandonem os carros em parques de estacionamento, até porque é proibido, mas sim fazer coisas deste género:



6 comentários:

  1. Incrível, e que bem detectado. É tão verdade que se podia fazer mais pelos polinizadores. Infelizmente ninguém anda a pensar neles, no meu jardim também tenho tentado fazer alguns abrigos. Obrigado por chamar o tema e relembrar que é preciso continuar a ajudar estes insectos. Da minha parte foi instalar mais uns abrigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá James,
      É verdade. A perda de habitar é um dos principais fatores para a quedas da biodiversidade. Ainda por estes dias aqui falava das vacas-louras em queda acentuada, devido à falta de madeira apodrecida que aprecia, e como ficamos esta semana a saber, o eucalipto continua a sua imparável expansão. E nos polinizadores, além das perdas de habitat, são os pesticidas e herbicidas, os incêndios, os predadores como a vespa asiática, etc. Muitas vezes abrigos naturais como trepadeiras servem perfeitamente para abrigar muita bicharada. E se nas nossas casas tivermos jardins com muitas plantas e flores também já é de grande valor. Mas claro, podemos sempre fazer mais e empenharmo-nos em pequenas construções para a bicharada!

      Eliminar
  2. Não lhe escapa nada! A casa dos polinizadores é uma bela ideia e ainda por cima é agradável à vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já estou muito treinado! Qualquer mínimo barulho fico logo atento, ou qualquer bichinho novo gosto de perceber o que andam a fazer, depois é normal que repare em coisas que passariam ao lado da maioria das pessoas. Sim, mas uma casa dos polinizadores com menos assoalhadas que aquela do festival de jardins!! Eheh!

      Eliminar
  3. Ahahah, sim, aquilo era um enorme condomínio!

    ResponderEliminar