domingo, 25 de agosto de 2019

Graptopetalum paraguayense: Evolução de uma Suculenta ao Longo dos Anos

Enquanto remexia num cartão de memória antigo que estava num telemóvel, deparei-me com uma fotografia de 2013 de uma das suculentas mais bonitas que está em casa dos meus pais (apesar de ter sido eu que arranjei a planta).



Seis anos volvidos e, apesar da minha mãe há uns anos ter feito o disparate de cortar vários canos para oferecer a umas pessoas de família que cá apareceram, a verdade é que a planta voltou recuperou espetacularmente.


Esta suculenta Graptopetalum paraguayense (que na internet vi que também designam de planta fantasma chamam de forma estas grandes rosetas de cor cinzenta, com folhas pontiagudas muito bonitas e, estando num vaso como o das fotografias, acaba por pender dando um efeito muito bonito. É preciso cuidado para não tocar nas folhas pois estas desprendem-se com imensa facilidade. Por outro lado tem a vantagem de, cada nova folha dar origem a uma nova planta.

Pelo fácil cultivo e até resistência creio que estará indicada para os iniciantes no mundo das suculentas. É preciso no entanto ter cuidado com o granizo, visto que pequenas pedras de gelo acabam por deixar marcar muito feias. De resto é extremamente fácil de cuidar.

4 comentários:

  1. O efeito é extremamente decorativo! É pena se as pessoas não souberem e não o aproveitarem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica espetaular, e é uma planta suculenta extremamente fácil de cuidar! e de cada folha que cai surge uma nova planta! Mais fácil não há!

      Eliminar
  2. Incrível a diferença! Mas acredito que podia ter crescido ainda mais , se não fossem os admiradores dela a pedirem um ranquinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! O único problema é que aquela base que fez para colocar o vaso (está cimentada) e agora não será fácil pegar no vaso e elevar ainda mais para a planta ainda crescer mais para o chão. E a minha mãe nem quer arriscar! Ela tem uma adoração por aquele vaso, nem sequer me deixa a mim cortar aquele canto de relva! E eu acho que sou bastante cuidadoso! Corto todas as áreas relvadas cá em casa, menos aquele cantinho! E se há risco de chuva ele coloca um guarda-sol porque a saraiva pode estragar a planta toda.

      Eliminar