sábado, 30 de novembro de 2019

Colocar Musgo nos Bonsais


Bonsais com musgo em volta da árvore dá sempre um aspeto natural e bonito. Os bonsais que temos no exterior, muito naturalmente, e visto que a árvore tem que ser regada com frequência e abrigada do sol direto, irão ganhar musgo, contudo se quisermos acelerar o processo, basta irmos recolher algum musgo e colocar em volta, tendo sempre o cuidado de não ocultar totalmente as raízes, que é das partes mais bonitas da árvore e que deve estar à vista e não oculto. Tal como também devemos retirar o musgo que cresça no tronco da árvore. Mas este é um processo como referi para bonsais que estejam no exterior. Dentro de casa o musgo nem aparecerá nem sobreviverá se lá o colocarmos.

E esta é uma altura ideal para recolhermos musgo para as nossas pequenas árvores. Foi o que acabei de fazer hoje. No muro em volta da casa dos meus pais recolhi vários bocados, que depois coloquei nos meus vasos. Podemos ainda recolher a mais e colocar num tabuleiro que ele irá proliferar e, quando quisermos ali o temos para ser usado. 

O que eu fiz foi pegar num canivete velho e levantar pedacinhos de musgo. Depois é uma questão de gosto pessoal. Eu prefiro o musgo mais miudinho.


 Levantei vários bocados e coloquei dentro de um tabuleiro:


E seguidamente coloquei em volta dos vasos:



O que sobrou coloquei ainda num vaso de bonsai que estava vazio. Rega-se bem e coloca-se à sombra. Mais fácil não há!

2 comentários:

  1. Desde que me lembro que acho o musgo quase mágico. Desde miúda. Vi um filme sueco e às tantas havia uma cena com umas plantas que também me lembraram musgo. Fiquei intrigada. Não sei o que será.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso que hoje depois de almoço saí, não chovia, e comecei a reparar num longo muro de suporte de terra e que estava todo verde, cheio de musgo, lindíssimo!
      E depois em Gaia, na auto-estrado, achei espetacular as bermas completamente verdes! Onde passam os carros logicamente que não, mas nas bermas estava tudo pintado de verde. A água é a vida, e mês e meio sempre sempre a chover tinha que dar os seus futos!

      Eliminar