domingo, 3 de novembro de 2019

O Outono Escarlate da Vinha Virgem



Apesar da instabilidade do tempo, que nas últimas semanas nos presenteou com um Outubro bastante chuvoso, ontem, aproveitando umas tréguas na chuva, fui pela mão de uma amiga dar um pequeno passeio pelo Europarque, sítio bastante interessante para dar uma caminhada, correr, andar de bicicleta, ou simplesmente desfrutar do silêncio (apesar de ali perto passar a auto-estrada, esta torna-se despercebida) e sentar ou deitar para ler um livro ou fazer um piquenique no verão. 

Estamos no Outono, e não terá sido por acaso que o que mais me chamou a atenção foi uma vinha virgem (Parthenocissus tricuspidata) que trepava por um dos edifícios. Os dias não têm estado muito propícios a grandes fotografias, chuvosos e e cinzentos, mas sobre aquela vinha virgem o sol refletia os seus raios e o escarlate das suas folhas estavam no seu esplendor... 









Eu tenho várias trepadeiras como as heras e os jasmim, mas nunca tive nenhuma vinha virgem e por outro lado, depois de ter os muros quase todos cobertos de heras, não creio que teria local onde as plantar. E como não as conheço muito bem, ficamos intrigados com aqueles novos rebentos, verdes, com as folhas em forma de coração, porque à primeira vista parecem espécies diferentes. Mas também nas heras (e um dos nomes comuns desta vinha virgem é hera japonesa) elas começam com um tipo de formato de folha, que depois muda radicalmente e ficam bem maiores. Creio que também se passará o mesmo neste caso mas ainda será algo para confirmar. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu não sei qual gosto mais, se a Primavera florida ou o Outono com tons de vermelho! Só é pena que, apesar de muito necessária, a chuva não esteja a dar grandes hipóteses de sair para tirar umas fotografias!

      Eliminar