domingo, 15 de dezembro de 2019

Transplante de Pré-Bonsais de Piracanta e Tronco Duplo de Abelia

Ontem aproveitei umas tréguas na chuva para fazer uns transplantes de dois pré-bonsai que estavam com nova brotação. Ainda me lembrei e tirei umas fotografias ao que eu julgo ser uma Abelia de tronco duplo. Estas duas árvores nasceram de semente, juntas no jardim e então aproveitei para as meter num recipiente plástico e ir podando já com ideia de as poder tentar transformar em bonsai. E como se vê, depois de ter cortado todo o recipiente plástico era esta a altura que o torrão de raízes tinha. 



Seguidamente o que comecei por fazer foi soltar todas as raízes e ir retirando a terra, e reduzi substancialmente o torrão para uma altura já aceitável para depois ser colocado num vaso de bonsai.


Entretanto aproveitei umas taças de barro que a minha mãe tinha e não quer, e decidi ali colocar este pré-bonsai para se estabilizar e ir tentando moldar até posteriormente ser passado para um vaso de bonsai mais pequeno. Fui de novo buscar musgo e umas pedras ao monte que coloquei em  volta. E entretanto deixei à chuva:



Da piracanta não tenho fotos do mesmo processo, só mesmo o resultado final que ficou assim:


2 comentários: