domingo, 5 de abril de 2020

Porque é as Yuccas em Vaso Ficam Amarelas?


Esta semana alguém da vizinhança deitou fora esta yucca. Não satisfeito, ainda a desmembrou, cortado a meio e junto à base. As minhas suspeitas são óbvias. Tê-lo-ão feito porque a planta estava feia, amarelada e com as pontas das folhas com manchas e pontas secas. 

E porque é que isto acontece? 
É fácil, acontece porque a planta estará sem o que comer e com o vaso todo tomados pelas raízes. Eu tenho cá em casa uma yucca a começar a ficar com o mesmo aspeto, e vou tirá-la de propósito do vaso para se ver como é que estarão as raízes. A planta é esta, dois troncos num só vaso e como se pode ver as folhas já perderam aquele verde escuro característico e começam a ficar amarelas. 

E não é preciso ser adivinho para perceber o que é que se está passar dentro do vaso. O cenário é este:


As raízes tomaram completamente conta da terra e têm o formato do vaso. As raízes já não podem mais alimentar a planta. As yuccas são das plantas mais resistentes que conheço, mas, eventualmente a planta no futuro irá acabar por morrer! E isto é um erro comum. As pessoas colocam as plantas em vasos, mas, seja o vaso do tamanho que for, no futuro será sempre necessário ver como estão as raízes da planta. Será preciso tirar a planta para fora do vaso e colocar num vaso maior, ou eventualmente, se der, cortar e soltar parte das raízes, acrescentar terra e reenvasar novamente. Portanto nunca deitem fora yuccas só porque estão com mau aspeto. As plantas dão sinais, basta estar atento para perceber mais ou menos o que elas estão a precisar. E uma yucca amarela é só sinal de fome!

Quanto à yucca que está em dois bocados que trouxe do lixo, vão para vasos e ficam a crescer, aliás, como todas as dezenas de yuccas que tenho em casa. Nunca comprei uma yucca, trago-as todas do lixo. A maioria delas quando depois ficam grandes e bonitas vendo ou troco.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz seguir mas dá aviso que o blogue tem vírus. Já aconteceu antes com alguém?

      Eliminar