domingo, 4 de outubro de 2020

Formigas, Cochonilhas e Sabão

Plantas onde haja formigas é quase certo que há bicharada. Porque o problema não são as formigas mas sim a bicharada. As formigas é como se fosse uma espécie de pastores que guardam as suas ovelhinhas, que é como quem diz, a bicharada que lhes dá alimento. Foi o que presenciei há coisa de duas semanas. Olho para o meu Rhyncospermum Jasminoides e fico espantado para tanta quantidade de formigas que estavam nas suas folhas! Porquê? Não, as formigas não se alimentam da planta, simplesmente são verdadeiros cães de guarda que montam tenda junto das cochonilhas, dando-lhes proteção contra predadores! As cochonilhas sugam a seiva das plantas, fazendo cair as folhas, e libertam uma substância açucarada que atraem as formigas. Estamos aqui na presença dum mutualismo benéfico entre cochonilhas e formigas mas verdadeiramente nefasto para as plantas. 

Eu costumo combater piolhos e cochonilhas com vulgar sabão de barra e além de ser inócuo para as plantas é bastante eficaz. Sim, o sabão não mata só coronavírus e é muito usado na agricultura biológica. Desfaz-se um bocado de sabão em água a ferver, acrescenta-se água para a quantidade certa e depois, frio, pulverizm-se as partes das plantas infestadas. Minutos depois está tudo morto por asfixia. 

4 comentários:

  1. Bom dia ! Quais as quantidades de sabão por litro de água que costuma utilizar ? A água de sabão pode ser aplicada em citrinos em flor ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, encontra muitas receitas na internet. Para maiores quantidades pode fazer 250g para 10L de água, sendo menos, reduz para metade. Também se pode adicionar duas colheres de querosene por litro, também há receitas com fumo, óleo vegetal, cinzas. Mas só o sabão mata bem a cochonilha e piolho que ataca os citrinos. É uma questão de experimentar e ver como resulta. Quanto à questão da flor eu creio que não há problema mas isto carece de confirmação de quem seja especialista no assunto.

      Eliminar
  2. Sempre a aprender!
    Tenho uma planta de malaguetas que é muita atacada por um parasita que faz uns casulos brancos e depois se transforma numa pequena larva. Quando vi as formiguinhas a iram para a planta, do alto da minha ignorância achei que iam comer o parasita e deixei. A verdade é que o parasita permaneceu e proliferou.
    Já por varias vezes limpei a planta, mas confesso que desde que deixei as formigas a tratarem do assunto ficou descontrolado e é complicado limpar todas as folhas.
    Vou fazer a receita do sabão, obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas receitas caseiras como disse acima que resultam muito bem sem o inconveniente de termos que usar pesticidas. Por vezes convém voltar a repetir a aplicação. Eu mesmo hoje observei a trepadeira e vi que já andam por ali formigas de novo! Vou ter que fazer nova aplicação por via das dúvidas!

      Eliminar