terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O Regresso do Inverno Perdido em 2021


Nestes primeiros dias do novo ano de 2021, tem-se falado muito (além do tema diário da pandemia) de frio. Estamos em pleno Inverno e está frio e, isto é notícia. E é notícia porque temos tido Invernos travestidos de Outono, com temperaturas muito acima do que seria normal. Depois de um Outono bastante chuvoso, ainda que não tenho originado cheias como em 2019, entrou um Inverno assumindo o seu lado austero e gélido. Nevou no Alentejo, pintou paisagens serranas de branco e, por estas bandas, é este o cenário. A superfície do meu lago das tartarugas  simplesmente gelou, mas tudo que tinha água gelou também: a cuba com 700L de água das traseiras onde propago planas aquáticas, a água dos bidões, etc. Quando ao relvado também algumas partes ficaram brancas da geada, mas não percebi o porquê de mais parecer que o Inverno se divertiu a a grafitar de branco só algumas áreas!

Eu andei entretido com todo este cenário. O problema é que não fui previdente, não protegi algumas suculentas mais frágeis (algumas que até não esperava que fossem tão sensíveis) e temo que algumas possam morrer. Foi uma lição que tenho que aprender para o futuro. É que em boa verdade, não houve nenhum canto cá em casa que se tenha safado, nem debaixo das árvores, tudo foi varrido completamente pelo gelo...






2 comentários:

  1. Olá bom dia, desculpe a minha ignorância, mas as suas tartaruguinhas vivem no lago exterior o ano inteiro ?
    É que as temperaturas no inverno, são sempre agrestes sobretudo no norte do país.
    Eu tenho uma tartaruga bébé que vive num aquário dentro de casa e que deixo passear na rua só em dias de sol :)
    Parabéns também pela Joaninha mais famosa do blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Sim, as minhas tartarugas ficam o ano inteiro cá fora, mas este ano, por causa deste gelo todo decidi retirá-las e colocá-las em casa dos meus pais num sítio abrigado. Tartarugas muito pequeninas não se aconselha que se deixe cá fora a hibernar porque podem não estar suficientemente nutridas e podem acabar por morrer. Tartarugas adultas que se alimentam bem o ano todo à partida não há problema nenhum. As minhas já estão comigo há vinte anos!

      Eliminar