sábado, 8 de maio de 2021

Tempo de Apanhar Flor de Sabugueiro

 Desde que há uns anos curei uma tosse alérgica à minha mãe (ainda antes mesmo de ela ir à consulta) com flor de sabugueiro, que tenho por tradição, todos os anos, entre o final de Abril e o início de Maio, ir fazer uma ronda aqui pelos sabugueiros da aldeia para recolher uma boa quantidade de flor, para secar e depois ter para fazer infusões, se necessário, ao longo do ano inteiro. 

Convém que quando a recolhermos a flor esteja seca e como tal é de evitar tempo de chuva.



Curiosamente, logo este ano (no outono passado) em fiz algumas estacas de sabugueiro para enraizar é que por estes dias descobri vários sabugueiros a nascer espontaneamente no meu terreno. Contudo, a verdade é que um sabugueiro é um arbusto/árvore, que além de bastante ramificado, para dar bastante flor é preciso deixá-lo crescer bastante e eu já não terei espaço em casa para plantar um. Mas posso sempre plantar no terreno algo que está ao abandono!

# Sabugueiros em Flor

2 comentários:

  1. Tenho visto muitos sabugueiro em flor, sempre que os vejo lembro-me do conselho que aqui deste há uns anos.
    Ainda não colhi, quero colher longe da poluição da cidade e ainda não tiver oportunidade de ir dar uma caminhada no campo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha o mais irónico que não contei, este ano (no Outono passado) coloquei umas estacas a enraizar e pegaram facilmente, foi quando agora, esta primavera dei com três sabugueiros que nasceram no meu terreno espontaneamente! Transplantei-os e estão bem bonitos. Mas ao apanhar a flor agora reparei que os sabugueiros com muitos anos ficam muito grandes, com troncos muito grossos, e não acho que tenho sítio em casa para plantar, talvez plante no terreno vizinho, aliás,ando mesmo a pensar plantar lá mais umas quantas árvores! Limpei o mato e o meu pequeno bosque se já nota bem. Talvez faça um post sore isso ;)

      Eliminar