sexta-feira, 16 de maio de 2014

Jardim de São Lázaro

O Jardim de São Lázaro é o jardim mais romântico e o jardim público mais antigo da cidade do Porto. É também o único jardim da cidade cercado por grades, que até já foram mandadas tirar e voltadas a colocar. O nome remonta aos tempos de uma antiga gafaria medieval (hospital de leprosos) ou Casa dos Lázaros, cujo patrono era São Lázaro. Inicialmente o local era chamado de Campo do Terreiro e o terreno assemelhava-se a um largo que servia para uma feira que ali se realizava. 

Em 1833, em plena época do cerco do Porto, D. Pedro mandou transformar o recinto da feira em jardim público. O jardim foi responsabilidade de João José Gomes, o primeiro jardineiro municipal do Porto, e inaugurado no ano seguinte, a 4 de abril de 1834, aniversário de D. Maria II, apesar de só vir a estar concluído anos mais tarde. 

Mas quem se deslocar hoje ao Jardim de São Lázaro, que fica situado entre a Praça dos Poveiros, a Avenida Rodrigues de Freitas e a Biblioteca Municipal, fica desde logo, mais uma vez, baralhado com os nomes do espaço, que oficialmente é Jardim de Marques de Oliveira, apesar de eu duvidar que a maioria dos portuenses o conheçam por esse nome, ou saibam até quem foi o senhor. O mais estranho é que, mesmo no local, é possível verem-se os dois nomes convivendo lado a lado. No portão pode-se ler o antigo nome, Jardim de São Lázaro, em frente a um dos pilares, uma placa com o nome moderno: Jardim de Marques de Oliveira. 





O jardim, como já referi, é cercado por um gradeamento, tem quatro entradas nos quatros cantos do espaço, e tem também um horário de utilização. Das quatro entradas saem caminhos diagonais para o centro do jardim, onde se encontra um lago.




O jardim está bastante cuidado, aliás, quando hoje mesmo por lá passei, vi a rega automática a funcionar, e pude ver vários funcionários a proceder a limpezas, e vê-se que as estátuas e os bancos de jardim foram pintados ou restaurados recentemente (pena foi terem-se esquecido de pintar os bancos do Passeio de São Lázaro). 

Mas quem conhece jardim, e eu conheci-o há mais de vinte anos, pois passava ali todos os dias para ir apanhar o autocarro para ir para a escola, sabe que só desfrutam dele os mais velhos, para os seus jogos animados de sueca, algumas senhoras prostitutas em busca de freguesia ou algum casal de namorados e pouco mais. Parece que o jardim se fechou sobre si mesmo, transformando-se numa espécie de gueto e há uma enorme repugnância das pessoas em entrar lá dentro, quanto mais em ousar desfrutar dele. 

Não é o meu caso, pois o jardim merece ser visitado. É um espaço bucólico e romântico por excelência, no centro da cidade, coberto por grandes árvores, das mais antigas da cidade, um refúgio fresco, com canteiros floridos e pontuado com diversas esculturas,  uma fachada de um antigo chafariz, e por um coreto. 

O coreto fica do lado da biblioteca municipal,  fundada em 1833, umas das mais valiosas do país.




Mesmo em frente à biblioteca e de frente para a rua Dom João IV, podemos ver a estátua de Marque de Oliveira de autoria de Soares dos Reis.


~


Outra estátua presente no jardim é a de António da Silva Porto.



Outros elementos escultóricos: 





Outro dos elementos históricos de destaque, é o chafariz concebido inicialmente para o Convento de São Domingos.



No centro do jardim encontra-se um pequeno lago, rodeado por doze imponentes magnólias (magnolia grandiflora).



4 comentários:

  1. Um espaço agradável, sem dúvida.
    Figuras interessantes...deve haver um coreto em quase todas as terras,não?!
    Eu conheço um em Vila do Conde e outro na Póvoa de Varzim.

    Um passeio diferente e c/ xeirinho a natureza.:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado que ainda há pouco tempo, olha quando estive na Serra da Freita, paramos numa pequena localidade que tinha um coreto, e parecia uma edificação recente, mas tenho ideia (e posso estar errado) que os coretos são uma coisa que só se fazia antigamente, hoje fazem-se outros tipos de construções, muitas vezes de gosto duvidoso! Mas claro que acho que se deve preservar os coretos que existem.

      Eliminar
  2. Muito agradável. Vou reter esta informação para quando fôr visitar o norte do País. Obrigada Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jardim como referi, apesar de estar ali no centro da cidade, não é dos mais visitados, porque a zona apesar de ter a biblioteca municipal, frequentada por muitos estudantes e ter ali ao lado a faculdade de belas artes, convive também com a prostituição, e acabam por ser os mais velhos, a maioria a usufruir do jardim. Mas é um jardim histórico, é o mais antigo da cidade, eu não sou portuense mas acho que merece uma visita. Margarida, obrigado eu pela visita!

      Eliminar