terça-feira, 21 de março de 2017

Ida ao Horto: Mudas de Buxus para Bonsai

Domingo passado  dia do Pai, fui almoçar fora com os meus pais, e depois, na vinda para casa, acabei sugerindo uma coisa que muitos portugueses têm por hábito fazer: fazer uma visita ao horto! E uma visita a um horto pode ser sempre um perigo! Portanto, todo o cuidado é pouco! 
E é um perigo porque há sempre coisas muito bonitas por todo o lado! Não esquecer, que os hortos, compram as plantas e vendem-nas sempre na época em que estão em flor, em quando potenciam a venda. Mais, muitas vezes até se pintam as plantas, ou colocam outros artifícios para serem vendidas mais facilmente, como no caso das plantas suculentas e catos, em que até flores secas lhes espetam!

E tal como num hipermercado, em que se as pessoas não se acautelam, enchem o carrinho de coisas que nem precisam e depois só se apercebem quando vão pagar a conta num horto o problema, além da questão financeira, é outro. É comprar algo que está muito bonito, mas depois muitas vezes não se saber quais as condições que determinada planta precisa, ou quanto a planta vai crescer, ou quais as pragas a que pode estar suscetível. Portanto a dica é, saber o que se está a comprar e não comprar unicamente por impulso.

Nesta minha visita não programada, o gasto foi pequeno. Uma nota de 5€ ainda deu para receber uns cêntimos de troco. Comprei dois arbustos, um cotoneaster de variedade que ainda não tenho, e comprei um pequenino vasinho de  Buxus sempervirens


O buxus é um arbusto muito conhecido por ser usado em sebes, bordaduras e topiaria em jardins formais. Mas este vasinho que eu comprei, tinha um outro intuito: bonsai. O buxus é também  muito conhecido por ser usado em bonsai, por além de ser uma espécie que proporciona bonitos exemplares, ser também fácil de manter.

O vasinho que trouxe custou 1,90€ e era composto por quatro estacas enraizadas. Escolhi o vaso que me pareceu melhor (nos hortos também temos de saber escolher as melhores plantas) e lá o trouxe para casa, já com ideia de o multiplicar por quatro. 




Para fazermos os nossos bonsais podemos propagar as plantas por semente, por estaquia, podemos recolhe-las na natureza ou de qualquer sítio ao abandono, ou então passar num horto, ou vivieiro (que tem a vantagem de ainda ser mais barato, e trazer algum material para se trabalhar. Plantas maiores já dão para, em pouco tempo, trabalhá-las e colocá-las num vasos de bonsai. Aqui o intuito é diferente, é deixar os buxus crescer, engrossar o tronco (o buxus é de crescimento muito lente - e então depois  - quem sabe? - se não virei a ter um bonsai de buxus feito por mim? Veremos!

Sem comentários:

Enviar um comentário