sábado, 3 de janeiro de 2026

Pisco Apanha Bicho da Conta

Aproveitando que remexi a terra para plantar a gilbardeira, rapidamente o pisco veio para a minha beira e consegui mesmo filmá-lo a apanhar um bicho da conta numa fração de segundo. Fixem o olhar na folha, conseguem ver o bicho-da-conta a passar e a rapidez com que o pisco-de-peito-ruivo o apanha e levanta voo.


Gilbardeira - Última Plantação de 2025

 

No último dia do ano decidi arrancar parte de uma roselha que estava morta e plantar ali outra coisa qualquer que se pudesse dar bem. Dei uma volta cá por casa para dar uma vista de olhos nas muitas plantas que tenho e, ainda pensei em plantar um cato, mas depois pensei que vai apanhar alguma sombra da romazeira e não seria a opção mais apropriada.

Pensei depois em plantar uma hortênsia, afinal elas gostam de sombra... Mas depois resolvi-me a plantar um bonito vaso que tenho de gilbardeira fêmea, que dá aquelas bonitas bolinhas vermelhas. 

Mãe, Mudei a Stapelia de Vaso

 Depois de, por grande coincidência, esta Stapelia hirsuta que a minha mãe adorava, ter dado quatro flores naquele que seria o seu 74º aniversário, resolvi mudá-la para um vaso bem maior, porque se percebia que já não tinha mais por onde crescer e as raízes tomaram completamente o vaso. Depois do novo vaso feito, decidi colocar dentro de um cachepot de barro pintado que era da minha mãe e, para já, por ali ficará, como se pode ver na imagem:

Atente-se como estava o torrão de raízes antes do transplante:

Sim, eu poderia ter partido a meio e feito dois vasos, mas preferi colocar toda a planta num só vaso maior. Esta é a diferença de tamanho do vaso onde estava e para onde foi:

Evolução da planta desde setembro de 2023 (custou 15€) até 2026:

# Quatro Flores Nos Seus 74 Anos