quinta-feira, 25 de abril de 2019

Evolução do Crescimento da Graminha brasileira

Não sei precisar, mas foi há menos de um mês (talvez três semanas), que me decidi a plantar graminha brasileira (Axonopus compressus) neste espaço lateral, entre a minha casa e a casa do vizinho. É um local de sombra ou meia sombra, visto que só tem algumas horas de sol direto durante o dia. Acho que esta graminha brasileira, que precisa de mais água que a graminha comum (Stenotaphrum secundatum) se irá dar bem aqui, porque não apanhando muito sol, também não implicará grande gasto de água.

A maioria destes pés foram plantados sem sequer terem raiz, mas muito juntinhos, e como se poder ver, nota-se que já estão bem pegados e a chuva das últimas semanas facilitou. Aqui ficam as primeiras fotografias, para posteriormente ir editando e colocar mais fotos ao longo do tempo até o relvado fechar, para se perceber quanto tempo demora a ficar completo. E mais adiante tenciono depois explicar as diferenças, vantagens e desvantagens em relação à graminha comum (Stenotaphrum secundatum).




7 comentários:

  1. Promete muito verde, bem agradável! Mas é preciso alguma paciência para colocar todos esses pés, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dá algum trabalho a plantar. Não é das tarefas mais agradáveis porque temos de andar de joelhos. O que eu faço é colocar uma esponja dentro de um saco para estar mais confortável. Mas também há joelheiras à venda. Mas acho que vai ficar ali um espaço bem bonito. Mostrarei nos próximos meses ;)

      Eliminar
  2. Olá, desde já parabéns pelo excelente trabalho. Ando a iniciar as lides dos relvados e verifiquei que é conhecedor das duas espécies de grama brasileira (S. Francisco e S.Carlos). A minha pergunta é, se tivesse que plantar num jardim qual das duas aconselhava, isto porque tenho visto que está optar por plantar mais a S. Carlos. Muito Obrigado e Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé bem-vindo e obrigado pelas palavras.
      É assim, se for para ser muito pisada ou para poupar o máximo de água possível aconselho a graminha Santo Agostinho; se a questão estética é importante aconselho a graminha brasileira, porque no meu entender forma um relvado mais bonito e igualmente resistente (embora menos) mas muito melhor comparativamente por exemplo ao relvado inglês.

      Eliminar
  3. Um ano depois nao tem fotos de como está o seu relvado. Como aguentou no inverno? Ando a mudar a minha relva para brasileira e queria perceber como fica no inverno em zonas de pouco sol. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a grama comum (verde mais escuro/folhas mais estreitas) há 27 anos. Nos pontos mais baixos do meu terreno todos os anos ela desaparecia devido à geada. Há dois anos plantei esta grama brasileira (verde mais claro/folhas mais largas) nos lugares em que a outra morreu, e sim, o resultado valeu a pena.
      Num canto o meu gramado, o sol só bate até às 9 h da manhã no inverno, no verão um pouco mais. A grama recém-plantada ali ainda não cobriu completamente o chão, e tenho um pouco de musgo nascendo entre a grama. Agora espalhei cinzas da minha salamandra e estou aguardando o resultado

      Eliminar
    2. Ainda por estes dia publiquei como estava e falei acerca das ervas infestantes. Pode ver aqui:
      http://bucolico-anonimo.blogspot.com/2020/04/a-graminha-brasileira-e-melhor-para.html

      Eliminar