sábado, 12 de agosto de 2023

Festival de Jardins de Ponte de Lima 2023 - Jardins Saudáveis

 
Mais um ano, mais uma visita ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Este ano o tema a concurso é Jardins Saudáveis. E são estes os jardins que estão a concurso até final de Outubro


1. Mens Sana in Corpore Sano (Portugal)

... Este jardim procura mostrar, não só, a importância dos jardins para a preservação e melhoria da saúde da população em geral, mas especialmente destacar o seu contributo em contexto hospitalar, em particular na prestação de cuidados de saúde mental, dando a conhecer o conceito de “Jardim Terapêutico”, concretizado num “Jardim Sensorial”. Aqui, as experiências ou atividades encontram-se distribuídas ao longo de um designado “circuito sensorial”, que procura de uma forma direcionada, ainda que não exclusiva, estimular os diferentes sentidos.





2. Equilíbrio Saudável (Alemanha, Áustria)

... Um lugar contemplativo que encoraja a reflexão. A saúde é fundamental para o nosso bem-estar. Aqui, o equilíbrio certo entre o stress e o relaxamento é importante. Este equilíbrio de saúde é ilustrado no Jardim Equilíbrio Saudável. O equilíbrio pode desempenhar um papel importante em muitas áreas diferentes. Quer seja a caminhar por caminhos estreitos, a empilhar pedras ou na saúde pessoal e na vida quotidiana. Manter tudo em equilíbrio é uma arte com a qual as pessoas têm lidado desde tempos imemoriais. No entanto, na natureza e na vida de cada ser humano, este equilíbrio perfeito é uma ilusão, um objetivo que nunca pode ser alcançado e uma tarefa que nunca termina. Ao entrar no jardim, o design calmo tem um efeito de desaceleração. Áreas redondas com diferentes pedras, água e gramíneas chamam a atenção do observador. Os diferentes materiais, superfícies e cores refletem diferentes situações e condições iniciais. Em coordenação uns com os outros, emerge um quadro coerente. A diversidade é reduzida ao essencial.









3. Bom Site (Espanha)

Considerando o tema da presente edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, JARDINS SAUDÁVEIS, foi projetado este jardim usando os princípios da GEOBIOLOGIA, ciência que estuda a relação entre os seres vivos e as radiações terrestres

O Planeta Terra está rodeado de uma série de redes magnéticas em que parte da energia é absorvida e outra parte devolvida à atmosfera, criando pontos onde estas radiações são mais intensas, uma rede invisível a olho nu, a que chamamos zonas geopatogénicas ou geopatias. Lugares alterados onde se detetam diferenças significativas de emissões de radiações energéticas e eletromagnéticas, sendo por isso zonas que podem chegar a afetar a saúde dos seres vivos.

Foi feito um estudo da parcela atribuída para a construção do jardim e representaram-se as principais alterações geofísicas produzidas por águas subterrâneas, falhas geológicas ou fissuras rochosas e algumas das alterações geomagnéticas formadas pela rede de Linhas Hartmann. Para isso, utilizou-se a RADIESTESIA como técnica de medição.




4. Os Nossos Jardins (Polónia)

A área inteira está dividida em 3 zonas: zona amarela, zona vermelha, zona azul. O visitante passa pelas zonas por essa ordem através dos arcos. Em cada zona, são plantadas diferentes plantas, respetivamente selecionadas por cor. Todas as áreas possuem postes com superfícies arredondadas e espelhadas, com frases: “és tão belo quanto este jardim”; “és tão belo quanto esta planta, árvore/flor, etc.”. Nos espelhos à saída, está escrito: “somos todos tão belos quanto estes jardins”; “somos todos tão belos quanto estas plantas, árvores, flores, etc.”









5. Jardim Terapêutico (Polónia)

O objetivo do projeto Jardim Terapêutico é fazer com que as pessoas lembrem a importância de cuidar da saúde mental, que muitas vezes é completamente negligenciada, uma vez que a palavra “saúde” está frequentemente associada apenas à nossa condição física. Todo o conceito do projeto é baseado na pirâmide das necessidades da saúde mental. Encorajamo-lo a entrar no jardim descalço, pois todo o caminho está revestido de pedra e relva. Isto serve para aproximar as pessoas da terapia mental natural. No jardim, existe um túnel dividido em 6 partes. Cada uma delas corresponde a um fragmento da pirâmide das necessidades da saúde mental. Passando por todo o túnel, o visitante experiência a terapia e aumenta o conhecimento sobre a terapia mental natural. Ao lado do túnel encontra-se uma mesa de madeira, sobre a qual estão plantados morangos. Os visitantes podem apreciá-los. A mesa é também um pequeno lembrete da importância de cuidar da saúde física do nosso corpo.






6. Soluções-Baseadas na Natureza para uma Vida Saudável (Portugal, China)


Esta proposta reflete um jardim que pretende contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas, para além de proteger o ambiente, estando assente em “Soluções-Baseadas na Natureza”. Estas soluções são inspiradas e sustentadas pela natureza, trazendo benefícios ambientais, sociais e económicos, providenciando vários serviços ecossistémicos. Aumentam a capacidade da natureza para fornecer múltiplos bens e serviços, tais como: o ar limpo ou água potável. São desenvolvidas com conhecimento científico e tecnológico, e podem ser aplicadas nos edifícios, em áreas urbanas ou rurais, e à escala dos territórios, aumentando a sua resiliência às alterações climáticas e sendo multifuncionais...~





7. Pulmões Verdes (Alemanha, Áustria)

A utilização do conceito dos pulmões como elemento principal de conceção pode parecer um pouco óbvio nos nossos tempos pós-pandémicos, mas é certo que uma abordagem aparentemente simples transmite frequentemente uma mensagem igualmente clara e direta. Com o tema da pandemia e a nossa vida quotidiana desgastante, continuámos a encontrar diferentes pontos focais que nos ajudaram a apresentar uma variedade de ideias e conceitos para um jardim saudável. Um elemento recorrente no nosso processo de conceção foi a possibilidade de interagir com o que está a ser criado, uma característica fundamental da nossa abordagem. A procura de espaços exteriores calmantes e relaxantes é elevada, por isso criámos os pulmões verdes, para recordar e experienciar o valor da respiração consciente através de diferentes elementos de design.



8. O Futuro da Paisagem (Brasil)

À entrada do jardim, o visitante é recebido pela beleza do jasmim e acariciado pelas plumas do capim-zebra! Segue encantado com a floresta amazónica, representada pela exuberância das bananeiras e pelos verdes e púrpura da orelha-de-elefante.

No fim deste corredor, o visitante depara-se com a frescura do lago, que exibe espécies aquáticas do Amazonas e do Pantanal, como o lírio-branco e as cavalinhas, que adornam e mantêm as águas sempre limpas.

A pérgula é coroada com amoras e, próximo dela, encontramos um vaso com a árvore crista-de-galo.

O tapete de relva convida o visitante a sentar-se e a apreciar a paisagem da Mata Atlântica, que ainda lhe oferece a visão de um canteiro com belas estrelícias.

Em seguida vem a Caatinga, representada pela rusticidade e aspereza das suas espécies, fazendo lembrar que, embora exista vida no sertão seco e árido, é preciso cuidar da terra onde vivemos, para continuar a receber dela o mesmo carinho, que se recebe ao entrar no jardim.






9. Um Jardim Sensorial (Portugal)

O tema “Jardins Saudáveis” alude a aspetos positivos que a presença de espaços verdes tem na vida das pessoas, sem esquecer a própria saúde do espaço, vindo de uma sustentável e harmoniosa relação entre o visitante e a vegetação.

Num local onde é promovida a interação de todos os elementos, através da estimulação dos sentidos da visão, olfato, paladar e do tato, resulta não só uma experiência mais vantajosa para a saúde humana e do planeta, como também surgem oportunidades para sentir e até degustar neste jardim, sendo esse fator atribuído às diferentes variedades de frutas, vegetais e plantas aromáticas que se encontram no espaço, podendo o visitante partilhar a experiência de consumo direto da natureza...





11. Regresso às Origens (Portugal)

O “Regresso às Origens” remete-nos para o passado, mas é no futuro, que esta sua pequena caminhada se vai enquadrar!

No jardim “Regresso às Origens”, é possível caminhar e conhecer uma série de plantas comestíveis e chegar ao centro, onde encontrará o desporto à mesa. O seu percurso inicialmente em espiral, uma das geometrias mais antigas, remete para um movimento ancestral que representa, na sua essência, o movimento de todo o universo.

No momento em que vivemos, a população mundial ultrapassou os oito mil milhões de habitantes, a instabilidade bateu à porta de todos nós! É tempo de maximizar recursos. Acreditamos que o futuro está nas produções sustentáveis, aliadas a uma alimentação saudável com uma vida desportiva ativa. É de senso comum que bagas, frutos e vegetais, presentes neste jardim, são parte do caminho para uma alimentação mais saudável, menos dispendiosa energeticamente, uma vez que tratando-se de seres autotróficos, baixamos um nível trófico na nossa cadeia alimentar. Para além disso, todas estas plantas têm capacidades de fixação de carbono, contribuindo assim para a sua redução na atmosfera, tornando dessa forma também a vida de todos nós mais saudável. Adquirimos a capacidade de transformar o mundo que nos rodeia. Assim, convidamos todos a conhecer a decoração floral, com aproveitamento alimentar, sentindo os aromas das flores que podem passar do prato no chão para o prato na mesa.




12. Viva la Vida (Argentina, França)

Um jardim é terapêutico: reequilibra, reorienta, harmoniza e dá força!

Conhecendo os benefícios dos espaços verdes para a qualidade de vida e saúde do ser humano, “Viva La Vida” é um espaço para passear, descobrir e contemplar como se celebra a vida de diferentes maneiras.

Este projeto inspira-se nas Mandalas, elementos visuais equilibrantes, que simbolizam a harmonia e a unidade. Consideradas como representações gráficas do “interior” de uma pessoa, os desenhos e os seus significados variam: cada forma e cor utlizada tem um significado próprio. O amarelo é a cor da alegria e otimismo; o branco simboliza a pureza, a inocência, a simplicidade; o violeta é a cor do espiritual, simboliza misticismo, poder, romanticismo e sensualidade; o verde a esperança, o equilíbrio, a natureza, o crescimento, o rejuvenescimento e a estabilidade.

Como eixo central da composição, uma instalação em 360º com a “Árvore da vida”, que representa “o ciclo da vida”. É um símbolo de sabedoria, esperança e amor. Finalmente, as quatros estações convidam a descobrir as principais atividades e benefícios dos Jardins: divertimento, contemplação, relaxamento e sentimento de proteção/segurança.




A entrada no Festival de Jardins de Ponte de Lima tem, como sempre, o custo simbólico de 1€ e está patente até ao final de Outubro. 

Abraços Bem Apertados

 Uma semente de hera germinou junto ao lilás (Syringa vulgaris) e começou a trepar por ele acima muito lentamente. Aos poucos, quase sem nos apercebermos, vai tomando conta do arbusto. Foi por estes dias, quando podava uns uns grandes rebentos novos da hera mas também alguns ramitos do lilás que consegui ver o estrangulamento que a hera foi capaz de fazer na parte superior do arbusto. É impressionante! 


As heras não são parasitas no sentido de se alimentarem diretamente das plantas ou árvores que trepam, mas além de se aproveitarem da sua estrutura também não as beneficiam em nada e, há até casos, como este, em que me parece que é evidente que prejudica o arbusto.