sábado, 28 de junho de 2025

Compostor: Mudar da Madeira para õ Plástico

 Como já expliquei aqui várias vezes, eu tinha vários compostores, oferecidos pela LIPOR, mas não chegava para o volume de resíduos de jardim que tinha. Então, em 2020, trouxe várias paletes de madeira da empresa e improvisei um grande espaço. 

Cinco anos volvidos e as próprias paletes começaram a decompor-se. Vai daí, resolver trazer várias paletes, mas, desta vez de plástico. Têm a vantagem de ser mais fechadas do que as de madeira, mas a principal vantagem é não se desfazerem com o tempo. 

Infelizmente não eram todas do mesmo tamanho e não ficou tão bonito, mas, para já cumpre a função. Se eventualmente encontrar outras iguais, depois troco. 

Tive que recolher todo o composto, em que a parte de baixo já estava a ser assaltada pelas raízes do magnório (nespereira) onde o compostor está, e recolhi, talvez, uns 780-800 litros de composto. E então, depois, comecei de novo a despejar restos de jardim. 

Os compostores de plástico de 300L que a LIPOR me ofereceu, são meros silos de compostagem onde armazeno o composto. 


Entretanto nestes anos as gilbardeiras cresceram bastante e algumas devem estar com mais de um metro de altura. 

terça-feira, 24 de junho de 2025

Rabo de Macaco em Flor

 Está quase a fazer um ano, quando visitei o Festival de Jardins do ano passado, que comprei dois catos na senhora que tem uma banca de plantas, na rua, em Ponte de Lima. 

O rabo de macaco, que vinha numa taça de plástico com umas hastes de plástico para pendurar, e acabei por mudá-lo no fim do ano passado. Transplantei para uma taça de barro, bem maior e meti composto proveniente da compostagem, e depois coloquei em cima de um tronco de madeira. A ideia seria que se fosse desenvolvendo e crescendo, de forma pendente, até perto do chão. 

Chegou a dar algumas flores, ainda no ano passado, mas floriu agora, um ano depois, estando já bem maior e com um muito maior número de flores. 


sábado, 14 de junho de 2025

Bicho-Pau na Mão

Criatura fascinante este bicho-pau. Desta vez fi-lo subir para a minha mão para melhor o fotografar.  



domingo, 1 de junho de 2025