terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Crassulas ovata em flor em Zona Sombreada

 Tinha mostrado aqui uma das minhas Crassula ovata (ou Jade) em flor e comentei que, para florirem, é deixá-las à sua sorte, com muito sol e poucas regas. 

Curiosamente, reparei hoje, véspera de Natal, que no jardim dos prédios das traseiras da loja onde trabalho, que as Crassula ovata estão, todas em flor, e a verdade é que nem apanham muito sol direto.



domingo, 22 de dezembro de 2024

Querida: Mudei o Rabo do Macaco

 Como tinha contado, em Julho comprei um cato conhecido por rabo de macaco (que me custou 35€), que dá umas belas florezinhas vermelhas. Acabei por pendurá-lo em frente da garagem, mas, já há algum tempo que pensava que tinha de o mudar e aconteceu agora. 



E em boa altura o fiz, porque o plástico do vaso estava a começar a apodrecer, bem como aquelas hastes plásticas que seguram o vaso e têm o encaixe para pendurar. Se não o fizesse com alguma brevidade o mais certo seria que acabaria por se desprender, estatelando-se no chão.

Resolvi transplantá-lo para uma taça de barro, que coloquei num suporte de ferro e que estava pousado em cima deste tronco de madeira, onde estava uma outra suculenta. Para já, e porque aqueles ramos do cato já tinham ganhado a forma do vaso mais pequeno, ficaram agora um pouco desengonçados, mas, conforme for crescendo, acredito que resultará bem. É esperar para ver. 

Crassulas em Flor

 Dezembro é tempo das Crassulas florirem, quer a Crassula ovata (Jade)  bem como com a Crassula ovata gollum (orelha de Shrek). 

Para estas suculentas darem flor, o melhor mesmo é estarem a sol pleno, com poucos cuidados e poucas regas. À sombra ficarão mais verdinhas mas mais dificilmente darão flor. No fundo proporcionar-lhes o habitat de onde são originárias. 


sábado, 21 de dezembro de 2024

A Natureza Detesta o Vazio (5)

 Pequenina planta Polygonum capitatum (conhecida por tapete inglês) nasce numa fenda do pavimento. Precisamente um dos seus habitat preferidos, muros e pequenas fendas, por onde se espalha e forma tapetes. 

Plantei um pezinho no canteiro das suculentas e já se começou a espalhar bem, aliás, já há relatos de começar a invadir algumas zonas do país.