terça-feira, 5 de novembro de 2019

Gaiola-de-Bruxa

Coincidências curiosas. No mesmo fim-de-semana prolongado de Dia-de-Todos-os-Santos em que agora muita gente brinca ao Halloween, deparei-me com um cogumelo bastante estranho (Clathrus ruber) que, segundo a Wikipedia, fiquei a saber que tem o nome comum de gaiola-de-bruxa, lanterna-das-bruxas ou clatro-vermelho.

Independentemente dos nomes, uma coisa é certa, este fungo não passa despercebido! E o seu cheiro também não! E com este cheiro nauseabundo (a fazer-me lembrar a epopeia das sementes de Ginkgo bilova!) duvido muito que as pessoas queiram mesmo saber se é comestível ou não!

Esta gaiola-de-bruxa, ou coroa-de-rainha como a mim me parecia!, emerge duma espécie de ovo branco que parece ter explodido para ficar naquela forma de arte contemporânea. 





Sem comentários:

Enviar um comentário