sexta-feira, 23 de outubro de 2020

As Primeiras Flores da Azálea

 No Inverno passado ajudei a namorada a fazer alguma manutenção num dos seus pequenos mas ricos espaços ajardinados onde as mais variedades de espécies de arbusto e trepadeiras conviviam. Neste espaço em concreto destacava-se um belo Acer Palmatum onde cresciam também, mais ou menos livremente, um jasmim e uma vigorosa framboeseira que já infestava bastante o espaço. Depois das podas resolveu também arrancar uma azálea já com alguma dimensão e então eu acabei trazendo-a para casa (conjuntamente com uma roseira e uma framboeseira) sem saber ainda muito bem que destino lhe iria dar.

Em casa dei-lhe alguma poda para arredondar os ramos mais compridos e coloquei-a num vaso de 30L. Com o passar do tempo logo começou a surgir nova brotação junto aos ramos cortados e percebi que, apesar da grande dimensão, pegaria facilmente, ainda por cima porque tinha sido arrancada com um grande torrão e com as raízes quase intactas.

Entretanto há algumas semanas resolvi plantá-la na terra, num alinhamento onde só tenho plantas aromáticas e silvestres, como alfazema, santolina, o sargaço, gilbardeira, urze e uma giesta. O espaço onde ficou não é assim muito grande, mas terá sempre mais de um metro de diâmetro, o que para uma azálea é pouco mas a ideia é eu ir podando e fazer dela uma bola gigante. 

Esta azálea em concreto dá dois tipos de flores completamente diferentes o que me levará a pensar (não sei se ingenuamente) que serão duas variedades diferentes que foram colocadas juntas e vendidas assim. Como a azálea é uma espécie que pega muito facilmente de estaca quero ver se depois propago porque ainda por cima é também uma espécie que se pode utilizar com grande sucesso no formato bonsai.

Mais importante é que o transporte foi um sucesso e presenteia-me agora com as suas primeiras flores.

2 comentários:

  1. As azáleas são muito bonitas e muito generosas quando florescem, fazem canteiros fantásticos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Dão imensas flores e numa altura do ano em que muitas poucas plantas dão flores! Eu fiquei um pouco na dúvida em plantá-la aqui neste sítio, não poderá crescer muito livremente, mas acho que acabará por ficar bem e apanha muito sol direto. Vamos ver!

      Eliminar