quinta-feira, 24 de abril de 2014

Azevinho - Ilex aquifolium "Myrtifolia"

Em novembro de 2010 quando me passeava por uma grande superfície de plantas e artigos de jardim, um pequeno azevinho chamo-me a atenção, por ter a sua folha muito pequenina, mas não tinha nenhumas bagas, e se não tinha, quase de certeza que nunca iria vir a ter, pois no comércio, as plantas são sempre vendidas na altura em que estão mais apelativas, seja em flor, ou com outra qualquer particularidade que as atraia, e no caso do azevinhos, são as bagas vermelhas.


Já tinha três azevinhos em casa, os dois gigantes autóctones, e um variegata (com o contorno da folha a amarelo) por que não então juntar mais um à coleção? Era um vaso relativamente pequeno mas custou à volta de 8€.



Plantei-o no mesmo alinhamento dos outros, mas perto do muro da casa, apanhando bastante sombra da japoneira.  Mas pouco depois de o ter plantado aconteceu uma tragédia, e aprendi à minha custa. Certa vez andava a podar a sebe, e como ele está muito perto, sem querer pisei-o, e parti-lhe todos os ramos maiores do meio. Claro que fiquei bastante chateado e triste com a situação, mas acho que se lhe tivesse colocado uma estaca para sinalizar e proteger, já não corria esse risco, assim como ele era muito pequeno, ao dar uns passos atrás, pisei-o acidentalmente.

Procurando saber mais acerca desta espécie de azevinho, a primeira conclusão a que cheguei é que existe pouca informação disponível na internet, em português então quase nada, e isso talvez vá de encontro a dizer-se que se trata de um cultivar masculino (variedade cultivada) raro.

A própria etiqueta que vinha junta com a planta, e que gosto sempre de guardar, contém também informações básicas importantes.


Depois o próprio nome "myrtifolia" dará algumas pistas: "Azevinho-folha-de-murta". É um azevinho que cresce em forma cónica, mas só até metro e meio, dois metros no máximo. Como todos os azevinhos, gosta de solos ácidos, dá flores (masculinas neste caso) entre março e maio, e pode ser colocado a sol pleno ou meia-sombra. As folhas são muito pequeninas, mas com aqueles picos nas bordas, tão caraterístico dos azevinhos.

É um azevinho de crescimento lento, bastante denso, sendo por isso indicado tanto para ser plantado isoladamente, como em bordaduras. Pela pequenez das folhas, estou em crer que resultará muito bem em bonsai. 

O meu, três anos e meio depois de ter sido plantado, está agora com pouco mais de um metro de altura. Como lhe parti o tronco principal, esse foi entretanto assumido por um dos ramos laterais. Estou em crer que, conforme for crescendo, e com algumas podas, o consiga deixar com um aspeto cónico e denso, agradável à vista. 

Azevinho (Ilex myrtifolia)


Folhas em detalhe


Ilex aquifolium myrtifolia (flores masculinas)

1 comentário:

  1. Eu gosto de azevinho...sei que há folhas assim( aos picos) e lisas.
    Prefiro como tens :-)

    ResponderEliminar