domingo, 13 de abril de 2014

Cuspo-de-cuco

Quem se passeia pelo campo (e não só) irá encontrar nesta altura imensas plantas com uma substância muito semelhante à saliva, a que se dá o nome comum de Cuspo-de-cuco, talvez, especulo eu, associado à ave, que se faz notar pelo canto característico, nesta mesma altura e anunciado a chegada da primavera.


Mas trata-se unicamente da Cigarrinha-da-espuma, um inseto saltador muito comum em Portugal, e que nesta altura eclode dos ovos, e segrega esta substância para se envolver nela, e assim se defender dos predadores. 


Se afastarmos um pouco aquela espuma, iremos observar uma pequena ninfa. Há duas semanas encontrava uns pequeníssimos bichinhos, hoje mesmo, já observei um bichinho bem maior.

Cigarrinha-da-espuma (Philaenus spumarius)

Passará por cinco estádios até se tornar adulto. Este inseto alimenta-se da seiva das plantas. 

8 comentários:

  1. Obrigada por me teres dito o que era! O meu jardim está cheio disso, até os gatos me aparecem com espuma no pêlo! :D
    Fazem estragos nas plantas? Ou deixo-os estar em paz?

    ResponderEliminar
  2. Por acaso há muito pouca informação sobre isto na net, imagina que em pesquisa para saber mais, o Google apresentava nos primeiros resultados a nossa conversa aqui no blog!
    Olha eu deixava os bichitos em paz, na verdade eu vejo muito o "cuspo", mas o inseto em adulto, ou ando distraído, ou então ele esconde-se porque não o costumo ver!

    ResponderEliminar
  3. Prontos, então eu deixo-os estar à vontade, o sítio onde eles mais estão é mesmo uma área que eu criei para atrair bichos, com flores silvestres tipo prado, não faço nada ali, a não ser o acto do semear...é para os bichos! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se os convidaste agora também não era nada cordial mandá-los embora!

      Eliminar
  4. Boa tarde, tentei procurar informação sobre esse bicho nojento e reparo agora, e, 2020, o v/ comentário. É claro que destrói!.... tenho as plantas todas com as folhas a enrolar e os botões das flores já foram….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto as cigarras podem tornar-se pragas, mas eu por acaso nunca vi estragos que associasse a elas. Mas também são tão minúsculas que nem as vemos.

      Eliminar
  5. Muito obrigado. Pois, desde criança que via com curiosidade esse "Cuspo" e ao desfazê-lo encontrava essa pequena ninfa mais parecida com um morcão, mas com "pezinhos". Hoje voltei a ver muito cuspo em arbustos no caminho que fotografei, por isso a pesquisa e ter encontrá-lo. Obrigado. Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Este cuspe ou cuspo já começa a ser para mim um prenúncio de Primavera. Tudo de bom.

      Eliminar