domingo, 16 de novembro de 2014

Sítio para o calhau de Arouca

Quando na primavera passei por Arouca, mencionei que tinha trazido uma pedra que encontrei na Serra da Freita. Até hoje tinha-a sem sítio definido, pois ainda não tinha encontrado sítio certo para ela.



Até que hoje olhei para umas heras, que tenho a ocultar um tubo grosso, coberto por cimento, que tem ali uma saída de água - e as heras são ótimas para usar como ocultação de qualquer coisa - e achei que ali é que poderia a dita pedra, que a mim, mais parece que foi uma escultura, feita pela erosão do tempo, e que transformou aquela rocha granítica, preta e branca, numa espécie de busto. 




Quem sabe ainda lhe atribuo um nome! Que é aquilo que tens ali? Ah é uma peça de arte, é o busto do... !

7 comentários:

  1. Acabo de descobrir e visitar longamente este sítio bucólico, com muito agrado. Lá mais para trás, a propósito do absinto, lembrei-me da artemísia (Artemisia vulgaris) que comprei em vaso numa loja de flores e agora prolifera pelo jardim. Tem propriedades medicinais, mas ignoro se possui também as características da Artemisia absinthium como repelente de pragas. Quanto à proibição de venda creio que é a bebida absinto que está interdita devido às suas propriedades alucinogéneas.

    Quanto ao calhau de Arouca, ou muito me engano ou será integralmente invadido e coberto pela era.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não estou nas redes sociais, não partilho o blogue, as pessoas geralmente só aqui chegam por pesquisa via Google. Mas ainda bem que gostou :)

      Eu ainda não cheguei a nenhuma conclusão definitiva em relação ao absinto. É certo que se vende (algumas pessoas confirmaram nos comentários) mas por outro lado disseram-me no tal grande horto que estavam proibidos de vender... não sei. Na verdade frequento muitos hortos e também nunca vejo essa aromática à venda, e é estranho.

      O calhau é para estar visível! Se as heras crescerem eu vou cortando!

      Eliminar
    2. Também não estou nas redes sociais. Cheguei aqui através de um comentário seu algures, e fiquei de imediato "preso" ao calhau. É que tenho um fraquinho por pedras, e também por eras, estão por todo o lado nos jardins que estou a construir. Grato pela resposta, voltarei.

      Eliminar
  2. Uma das mais belas pedras parideiras que já vi... ou se calhar uma tartaruga que, por ser demasiada pretensiosa, foi castigada por uma fada… transformada em pedra e obrigada a ficar de cabeça baixa “ad vitam aeternam”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia, esta não é uma pedra parideira ;) É só um calhau bem bonito que encontrei na serra da Freita!

      Eliminar
    2. Demasiado bonito para ser um simples calhau, acho que vou manter a minha versão da tartaruga enfeitiçada... :), fica-lhe muito bem!

      Eliminar
    3. Ah claro que sim!! Por isso o trouxe comigo. Trouxe um bocadinho daquela serra para minha casa. "Calhau-tartaruga" é este:
      http://plastrao.blogspot.pt/2013/04/tartaruga-em-granito-esculpida-pela.html
      ;)

      Eliminar