domingo, 8 de março de 2020

Objetivo: Reutilizar Uma Tonelada de Borra de Café num Ano

Creio que é do conhecimento geral que a borra de café tem enormes benefícios e diferentes usos, especialmente no que toca às plantas e jardinagem, principalmente quando as borras são adicionadas à compostagem. E, como sabem, eu tenho três compostores sempre cheios e os meus pais ainda têm outro sem contar que ainda fazem uma pilha grande para fazer de estrume porque há muito que os meus pais não têm animais para fertilizar a terra. 

As borras de café além de servirem de fertilizante (que também pode ser líquido, diluindo as borras de café em água e borrifar) segundo se diz, servem também de repelente. Ajudam também a afastar algumas pragas das plantas, como os caracóis e lesmas, e até dos gatos, que parece não gostarem de solos com cheiro a café. 
Vai daí comecei a pensar em arranjar borras de café. Afinal, o que é que todos os cafés, restaurantes e sítios que servem cafés fazem aos seus resíduos de borras de café? Será que existem entidades que recolham as borras de café ou as pessoas simplesmente manda-nas para o lixo e acabam nos aterros sanitários a libertar gases de efeito estufa?



Como trabalho a menos de um quilómetro de dois hipermercados, resolvi ir questionar os trabalhadores do café do hipermercado mais próximo e fiquei a saber que, sim!, todas as borras de café produzidas diariamente vão simplesmente para o lixo! Questionei se me davam as borras de café e muito simpaticamente responderam positivamente Combinamos eu estar lá quando o hipermercado abre e então há uma semana que a minha rotina é todos os dias ir buscar um saco de borras de café ao hipermercado. 

Ainda não pesei ao certo mas seguramente são mais de 5Kg todos os dias. 5Kg é o máximo que balança de cozinha pesa e é um pouco mais do que isso, talvez sejam seis ou sete.

E as contas são fáceis de fazer, 6kg todos os dias são 30Kg por semana, 120Kg todos os meses. Multiplicando por onze meses (vamos excluir o mês das férias) são mais de 1300Kg de borras de café que conseguirei reaproveitar e reciclar para usar no jardim. 

Agora pensem na quantidade de cafés, restaurantes e em todas as empresas e espaços onde existe uma máquina de café e multipliquem por 5Kg de borras de café por dia. 

Logicamente que eu não o faço pelo bem da humanidade, faço-o porque também espero ter algum proveito mas, como é lógico isto será um processo finito. Haverá de chegar uma altura em que não mais poderei continuar a juntar borras de café indefinidamente, até porque em excesso a borra de café é prejudicial. No compostor, por exemplo, é considerado um "verde" e devem ser adicionados castanhos para compensar. E segundo li, no compostor a quantidade de borra de café não deve ultrapassar os 20% de toda a massa de outros restos introduzidos, seja de jardim ou da cozinha. 

Contudo, este pequeno exemplo serve para refletir em como há tanta matéria matéria prima que vai para o lixo, neste caso das borras de café, que tem imensas utilidades e benefícios.  

Vamos ver como a coisa irá evoluir ao longo dos próximos meses a juntar quilos e quilos de borras de café!, sem falar que tão cedo não volto a comprar sacos do lixo!

Sem comentários:

Enviar um comentário