quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Ruínas dos Antigos Moinhos de Medas

 Como já contei, no primeiro dia deste ano, e até para queimar algumas calorias e esticar as pernas da passagem do ano, fiz um pequeno circuito de apenas 5Km que comecei em casa dos meus pais e fui deambulando pela aldeia, onde acabei por encontrar O Mundo Encantado dos Fungos ou aquela casa abandonada da publicação anterior. Outro local que acabou por me chamar a atenção foi esta zona, muito perto da minha casa, por onde passa um ribeiro e que outrora, há algumas décadas, no tempo dos meus pais, assim era um local de moinhos, tanto que, a rua sem saída que lá vai dar chama-se precisamente: "Travessa dos Moinhos". 

Ao ver este local, de certa forma ao abandono (ainda que o mato esteja limpo) mas muito desaproveitado, lembrei-me do que um grupo de amigos fez na vizinha freguesia, em Foz-do-Sousa, no lugar de Jancido, em que, eles mesmos começaram a meter mãos à obra em 2017 e já têm um percurso que pode ser usufruído por todos, aliás, eu mesmo faz fiz esse trilho com a associação de Gondomar que organizava caminhadas (entretanto em suspenso por causa da pandemia) mas eu mesmo conto brevemente fazê-lo de novo, quer para verificar como está a evoluir e até para tirar umas fotografias e mostrar o seu trabalho aqui no blogue.

Acho que também este local junto a minha casa podia e deveria ser revitalizado. Reconstruir os moinhos, limpar as plantas invasoras e infestantes, e replantar com espécies autóctones e criar um excelente percurso pedestre para caminhar pela natureza. Ainda por cima este local encontra-se também só a algumas dezenas de metros da marina de Pombal. Acho que todos ficariam a ganhar. Infelizmente a minha freguesia está muito afastada do centro e os investimentos fazem-se nas freguesias do centro, mais populosas, onde certamente há mais votos para conquistas. De qualquer forma, quando as autarquias não tomam a iniciativa de fazer, nós próprios, junto das nossas casas, podemo-nos organizar e fazer algo pelo bem comum.

Deixo-vos então com algumas imagens dos antigos Moinhos de Medas em Gondomar:





Este local fica mesmo junto à Marina de Pombal em Medas, a 1,5Km da rotunda da CREP (na estrada nacional N108 do rio Douro). Da Marina de Pombal segue-se pela Travessa dos Moinhos, depois aparece uma vivenda à direit, e quase parece que temos que entrar em terreno privado, mas tem um estradão público, e depois é só seguir o caminho que vamos desembocar nos antigos moinhos.



Sobre o grupo que mencionei de Jancido que revitalizou os moinhos da sua terra, podem ler uma reportagem aqui no jornal do concelho: Os Homens por Detrás do Paraíso Natural de Gondomar

E podem também conhecê-los melhor nesta reportagem: Em Jancido Há um Pequeno Paraíso com Moinhos por Descobrir

2 comentários:

  1. Bom dia e um Feliz 2021!
    A rota dos moinhos de Jancido está fantástica, muito bem conseguida.
    Este caminho que mostras também é muito bonito, como o posso encontrar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia e bom ano para ti também!
      (e continuo a não receber notificações de novos comentários, tenho que ver o que se passa com o Blogger!)
      Olha, é curioso que eu fiz um trilho com a AMUT por Jancido logo no início de Janeiro de 2018, há precisamente dois anos, mas acredito que agora esteja bem melhor (também já soube que houve por lá algum vandalismo porque porque veio do jornal de Gondomar. Tenho mesmo que lá ir por minha conta!

      Sobre este local em Medas eu já editei e coloquei um mapa. É mesmo muito simples, vais ter à Marina de Pombal (onde uma vez por lá vi um guarda-rios!) e depois é mesmo ir por aquela rua sem sem saída, a tal "Travessa dos Moinhos" e seguir o caminho que aparece logo a cem ou duzentos metros. Foi também ali muito perto, mas no sentido oposto (indo pela Rua Costa) que depois num caminho pelo rio encontrei aqueles imensos cogumelos! Acho que é, infelizmente a freguesia mais pobrezinha do concelho de Gondomar, apesar de ter sido precisamente aqui que se construiu uma Central Termoeletrica que se eletrificou 60% do país, mas não se faz nada e tanto potencial tem, porque é sempre serpenteada pelo rio Douro.

      Eliminar