Já por aqui tinha escrito no blog que a hera, planta trepadeira da qual, por exemplo, eu fiz uma sebe e alguns projetos de bonsai, ela usa as suas raízes aéreas unicamente para se fixar, não sendo propriamente uma planta parasita, e usa as plantas ou árvores como suporte. Contudo, a verdade é que, a longo prazo, pode de facto matá-las.
Pude aliás comprová-lo no meu lilás (Syringa vulgaris), em que as heras, com o passar dos anos começar a trepar por ele acima. e agora, que decidi cortá-lo, (também porque entretanto plantei outro na frente da casa) porque muitos ramos estão secos, e quero plantar naquela zona talvez outro cato (ainda não sei bem) e também porque das raízes do lilás crescem novas brotações e acabam por infestar tudo, pude então constatar que, o abraço apertado das heras, acaba mesmo apodrecendo os ramos das plantas e, certamente das árvores, por onde a heras trepem,
A hera trepa, forma uma densa copa, como se ela mesma fosse um arbusto ou uma árvore, e a planta, acaba sendo engolida, não por uma boca como quando a cobra estrangula a presa e a come, mas tirando a vida à planta e deixando só o corpo morto onde a hera se sustenta.