sábado, 26 de outubro de 2013

Tempo de medronhos

O medronho é o fruto do medronheiro, arbusto muito comum aqui na zona onde vivo, principalmente na encosta íngreme que desagua no rio que está recheada deles. Mesmo depois da serra ter ardido há uns anos, eles arderam mas rebentaram novamente e creio que esta espécie é relativamente comum por todo o território.

Medronheiro

Arbutos unedo
Os ingleses chamam-lhe "árvore dos morangos" (Strawberry tree) provavelmente pela semelhança da textura dos dois fruts.

Medronhos

Eu acho que o medronheiro é extremamente decorativo e podia e deveria ser mais usado nos nossos jardins, porque, pelo menos por aqui por estes lados, não conheço ninguém tenha, só mesmo no monte. E todo ele é interessante desde a cor e textura do tronco, as folhas, os cachos de flores e os frutos, que vão criando ao longo do ano uma variação cromática, passando do verde ao laranja e depois no outono, em que apresentam este vermelho vivo.

Tronco do medronheiro

Abelha nas flores de medronheiro

Tem ainda a vantagem de ser uma espécie nativa, logo, perfeitamente ambientada ao nosso clima, não precisa ser regado nem é propenso a grandes doenças. Por outro lado, a presença de um medronheiro atrai mais vida ao jardim pois providencia alimento aos pássaros no outono e inverno, e é mais uma fonte de biodiversidade.

Os frutos, os medronhos, têm ainda muitas outras utilidades e aplicações. Sempre ouvi falar da aguardente de medronho famosa por terras algarvias, mas os frutos também são comestíveis crus e são ricos em vitaminas e antioxidantes. Sobre a ingestão de medronhos causar embriaguez já ouvi teorias distintas, por um lado especialistas e algumas pessoas como um tio meu, que os comem, afirmarem que isso é mito, mas uma pessoa mais velha já me relatou que certa vez encheu a barriga de medronhos e chegou a casa bêbado, logo ele que não bebia bebidas alcoólicas. De qualquer das formas, mito ou não, por alguma coisa os romanos lhe terão chamado Arbutos unedo, em que unedo significava "comer só um". Mas o medronho além de poder ser comido cru, pode ainda ser usado na culinária de diferentes maneiras como por exemplo tartes ou compotas. O medronheiro é ainda muito apreciado pelos apicultores, pois o pólen das flores produz um mel de grande qualidade. 

Eu fiz algumas tentativas de arranjar esta espécie, com recurso a transplantes do monte mas a coisa não correu bem, talvez por incompetência minha, e então acabei por mudar de método, e que diga-se, se mostrou extremamente eficaz: por semente.

Para propagar medronheiros por semente, primeiro, como é lógico, temos de recolher os frutos. Eu apanho sempre os frutos caídos no chão, pois já estão bem maduros, alguns até já meios desfeitos. Esta é a parte fácil, o difícil vem a seguir, que é separar as sementes da polpa dos frutos. Estando os frutos bem maduros, basta passar um colher por cima, sem exercer grande força para ficarmos com toda aquela polpa. Depois é ter o trabalho de muita paciência de separar as sementes.

Polpa de medronhos

Sementes de medronheiro

Depois de recolher as sementes, deixei-as a secar por uns dias, e coloquei-as de imediato na terra, não estratifiquei, deixando, como se aconselha por dois meses no frigorífico, nem esperei pela primavera para fazer a sementeira. Não, achei que deveria, depois de as ter secas, colocar na terra e esquecer-me delas, afinal na natureza ninguém pega nas sementes e as vai colocar no frigorífico não é? O que é certo é que passado algum tempo já tinha minúsculas plantas, que ao princípio até pensei se não seriam ervas, mas não, eram mesmo pequenos medronheiros a nascer!

Sementeira 

Transplante para recipientes individuais

Pequenos medronheiros com cerca de um ano

Ainda intimamente ligado ao medronheiro está a Borboleta-do-medronheiro (Charaxes jasius) que é a maior borboleta diurna que se pode encontrar no nosso país. A vida desta borboleta depende totalmente da existência deste arbusto, pois é nos medronheiros que colocam os seus ovos e as larvas alimentam-se em exclusivo das suas folhas. Se por algum motivo deixassem de haver medronheiros, também deixaríamos de ter esta borboleta. É curioso porque eu acho que ainda não vi nenhum exemplar desta borboleta, mas tentarei estar atento, e quando a encontrar certamente que falarei dela aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário