sábado, 6 de junho de 2015

Abelhas carpinteiras nas Ervilhas-de-cheiro

Por estes dias apercebi-me de uns grandes bicharocos pretos, que avidamente pulavam de flor em flor, polinizando as das ervilhas-de-cheiro. Trata-se da abelha carpinteira, uma abelha totalmente preta, bem bonita, com uns reflexos azuis. 





São assim chamadas, de carpinteiras, porque a fêmea constrói  o seu ninho em madeira morta e podre e na verdade eu tenho vários troncos apodrecidos em casa, quem sabe alberguem estas bonitas abelhas. Talvez seja só uma questão de tentar segui-las para identificar a localização do ninho. 






2 comentários:

  1. Quando precisamente essas ervilhas-de-cheiro floriam cá, eram visitadas por uma abelha carpinteira...eu ficava curiosa, pois nunca tinha visto abelha assim, tão escura e brilhante, maior que as outras normais, pensei que seria um vespão esquisito...e ela só se interessava pela ervilha-de-cheiro....agora já sei o que era...:)

    ResponderEliminar
  2. Também só tenho visto as carpinteiras (tenho visto sempre duas) só nas flores das ervilhas-de-cheiro, e talvez isso não seja coincidência. Creio que certamente deve haver uma explicação para que elas tenham uma predileção especial por estas flores, e não por muitas outras que tenho no jardim!

    ResponderEliminar