sábado, 27 de junho de 2015

Querida mudei a Cyca

Existem plantas que temos em casa e que por vezes mais parecem uma peça de mobília que já mudamos de sítio várias vezes e que ainda não encontramos o sítio certo para ela. É o que se passa com uma Cyca que tenho, e que já esteve nos mais variados sítios, e que hoje coloquei na zona das tartarugas, e espero que agora ali fique definitivamente!

Já esteve na frente da casa, quase moribunda, creio que porque tinha pequena cova com pedras em volta, onde acumulava água das chuvas, e estas plantas não toleram muito bem o encharcamento, nem as geadas, e a frente da minha casa, virada a sul, é muito exposta às geadas. Esteve quase morta, só com duas folhas (como se vê na imagem) pois cortei todas as outras que estavam a secar, e remexi a terra em volta, acrescentei areia e fiz uma espécie de montinho para a água escorrer e não acumular. E tive sucesso, pois aos poucos a planta recuperou e regenerou-se. 

Cyca a definhar em Fev 2011

A Cyca (Cyca revoluta) é uma planta quase semelhante a uma pequena palmeira, de folha persistente, com tronco direito e sem ramificações, e que poderá atingir os três ou quatro metros de altura. Depois na base do tronco nascerão filhotes e que podem ser retirados como forma mais prática para propagar a planta. A planta, que pode ser masculina ou feminina, só dá uma nova rodada de folhas por ano, e as folhas velhas não devem ser cortadas antes de nasceram as novas, pois esse procedimento irá enfraquecer a planta. 

É considerada um fóssil vivo, pois as suas caraterísitcas mantêm-se inalteradas desde o tempo dos dinossauros (era Mesozóica há 200 milhões de anos). É uma planta originária da China e Japão, de crescimento muito lento, e como tal, logicamente que quanto maior for a planta, maior valor tem. 

Nova rodada de folhas 


Tendo já em mente a colocação de relva, o que se vê na imagem ainda é o "ervado", achei que aquele não seria o sítio para esta planta e tratei então de a arrancar, cobrir o buraco para a tarefa de plantar posteriormente a relva. 

Janeiro 2013

Retirei a planta e coloquei-a num grande recipiente, provisoriamente, até ver onde a colocaria depois. 



Mas este ainda não foi o seu último sítio! Ainda a mudei novamente, para um vaso em cimento, bastante decorativo, e ali a deixei até hoje, dia em que resolvi mudá-la para o espaço das tartarugas, porque já me parecia que não teria mais terra para se alimentar, e foi o que pude comprovar quando a arranquei. 


Setembro 2013

No espaço das tartarugas onde plantei a cyca, tinha ali uma gilbardeira fêmea, que plantei há ano e meio para substituir uma outra gilbardeira macho, mas enorme, cresceu demasiado (nunca vi nenhuma daquele tamanho) e por outro lado, uma tartaruga gostava de a trepar e depois mandar-se lá de cima, o que não era nada boa ideia. 


 

Arranquei então a gilbardeira, e coloquei num vaso a aguardar novo sítio, e lá coloquei a cyca, esperemos que definitivamente. 

No fundo da cova coloquei bastante composto orgânico proveniente da compostagem, e depois acrescentei alguma da terra que saiu e cobri com a areia para ficar com um aspeto uniforme,. 

As raízes já ocupavam totalmente o espaço do vaso


A gilbardeira que retirei


Cyca acabada de plantar

Vista geral do espaço
E fico assim um espaço todo ele exótico, desde as tartarugas às plantas. Um cato Cereus - que está enorme - as plantas aquáticas para servir de alimentação e filtragem natural, a relva também ela exótica, a e agora uma Cyca revoluta! Esperemos é que se dê bem ali, vai apanhar bastante sol, tenho ideia que se darão melhor a meia sombra, mas vamos ver. 

2 comentários:

  1. Foi muito boa a decisão final de colocar a cyca no espaço das tartarugas, assim beneficiou a cyca, a gilbardeira, as tartarugas e realmente está um ambiente bem exótico e bastante bonito e bem cativante. Só tem um pequeno inconveniente.....não vamos ver mais a tartaruga páraquedista a mostrar as suas proezas! Haha!
    Vítor

    Vítor

    ResponderEliminar
  2. Olá Vitor,

    Sim, vamos ver, espero que ela se dê ali bem e possa crescer com vigor. Quanto à tartaruga não há perigo! Ela não tem por onde trepar ;)

    ResponderEliminar