segunda-feira, 10 de junho de 2019

Passeio de Bicicleta pela Ecovia de Ponte de Lima

Este domingo, depois de almoço e assim quase em cima do joelho, decidi-me ir  até Ponte de Lima para a minha visita anual ao Festival Internacional de Jardins. Meti a bicicleta no carro e fiz-me à estrada. Vistos os jardins (a publicação sairá brevemente) tirei a bicicleta da mala e, primeiro fui dar uma pequena volta pela ponte romana-medieval e pelo percurso junto ao rio Lima, e depois então resolvi percorrer a Ecovia das Laranjas, que terminava em Cais da Garrida, mas no mês passado de Maio foi inaugurada a segunda fase e o percurso ganhou mais 2,8Km totalizando assim cerca de oito quilómetros (16Km ida e volta)

Saí do parque e fui até à ponte romana-medieval e fui por aquele trilho à direita na imagem...


... passando por baixo da ponte...


de onde se avista o centro histórico lá do outro lado da imagem...


Aqui, uma escultura, feita em ferro e granito aludindo à Lenda do Rio Lethes:

"Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse. Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o rio do Esquecimento." Escultura na margem esquerda do ri Lima, feita em ferro e granito.



E lá me fiz à Ecovia...



O trilho faz-se muito bem, quase sempre em plano, seja por estes caminhos junto a campos agrícolas e sempre ao lado do rio Lima ou estradões de bom piso, sempre protegidos por cercas de madeira que se fazem muito bem em bicicleta de montanha e até dá muito gozo em pedalar e sempre com muitas placas informativas...









E entretanto chegamos ao fim dos 5Km da primeira fase da Ecovia (depois ainda fiz os 2,8Km da segunda fase) e podemos desfrutar aqui deste pequeno paraíso junto ao rio Lima...






Um percurso que se faz muito bem, quase sempre abrigado do sol e junto ao rio Lima, que me deixou a vontade de repetir novos trilhos. Quem sabe se lá voltar ainda este ano...

2 comentários:

  1. Região lindíssima! Mas é claro que não vai resistir a voltar para mais uma passeata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não, ainda por cima eu gosto muito de revisitar o festival de jardins e, quem sabe, não irei ainda este também ao de Alariz, norte de Espanha, a 1h30 - 2H de Ponte de Lima.

      Eliminar