domingo, 15 de junho de 2014

Mais alguns livros

Adquiri por estes dias mais alguns livros técnicos sobre jardinagem/agricultura e temas da natureza para saber mais e poder consultar em caso de dúvida e certamente terão utilidade para ser consultados em temas que abordarei aqui no blogue. A vida não está propriamente fácil para gastos supérfluos, e no nosso país os livros novos são um luxo, mas cada um destes livros que comprei custou pouco mais que um gelado, nenhum destes ultrapassou os três euros. 

O primeiro livro a chegar foi "O Quivi - variedade, cultura e produção". Comprei-o porque os meus pais têm três pés (duas fêmeas e um macho) mas tinham muito desconhecimento sobre como se faz a poda, ainda por cima vêem-se muitas plantas podadas de forma diferente e também porque eu mesmo estou a pensar plantar, a médio prazo talvez, para consumir a fruta, que até é cara, e assim já sei bem mais sobre o que é necessário para me iniciar na cultura da actínídia, vulgo quivi. 


O segundo livro foi uma compra por impulso. Passava por uma rua do Porto, e vi numa montra de um alfarrabista cheia de livros, com uma placa "Todos os livros que estão na montra a 2,50€". Lá fui passar os olhos a ver se via algum título que me interessasse e pedi para ver um velho livro intitulado "Jardinagem". É um livro brasileiro de 1965, um verdadeiro compêndio de jardinagem extremamente completo detalhado sobre os mais diversos temas.


"Segundo uma lenda dos árabes, Adão, ao ser expulso do paraíso, teria levado, sub-repticiamente, um raminho de murta consigo como recordação do paraíso perdido. Mas a lenda não afirma que o galho de murta, fora do paraíso criou raízes e cresceu, sob os cuidados zelosos do primeiro casal humano. Se assim fosse, poder-se-ia concluir perentoriamente  que a jardinagem nasceu com Adão. Mas não há certeza.
Assim como não há certeza sobre os começos da jardinagem no Brasil. Sabemos que a primeira galinha chegou ao Brasil em 1532, trazia por Martim Afonso de Sousa, desembarcando em Santos, mas ignoramos quem fincou o primeiro pé de craveiro na terra brasileira ou quem semeou o primeiro canteiro de goivos. Os antigos documentos mencionam que nas hortas se plantavam algumas flores, de sementes trazidas de Portugal, como se não houvesse flores silvestres e nativas que merecessem ser cultivadas. 

Os dois últimos livros chegaram, como a maioria, via compra pela internet. Da coleção Mundo Verde da Círculo de Leitores "borboletas e lagartas" e "Árvores de folha caduca". 


Com o manual de borboletas, agora já poderei identificar mais facilmente quer as lagartas, como as próprias borboletas que vou encontrando nos meus passeios. 

Sem comentários:

Enviar um comentário