terça-feira, 24 de setembro de 2013

Rezar numa folha de lótus

O Louva-a-deus por estas bandas é conhecido por Reza. E no meu entender trata-se de um nome comum muito mais apropriado, porque afinal o bicho assume uma posição de prece, mas não sabemos afinal qual é o seu credo certo? Rezará a deus, a alá, ao buda, ao diabo ou à santa de Fátima e aos três pastorinhos ? 

Mas o que na verdade interessa é que este temível predador é presença habitual cá em casa. Ainda por estes dias tinha fotografado um nuns resto de poda que estavam no chão.

Mantis religiosa

Hoje encontrei outro (ou o mesmo!) dentro de uma antiga antiga cuba, à qual foi cortada a parte de cima, e que tenho para aproveitar, ou a água que fica suja do lago das tartarugas, ou então para recolher água da chuva, ambas que serão usadas posteriormente para regar as plantas. Dentro da cuba tenho algumas plantas aquáticas, e hoje, fui dar de caras com o bicho em cima de uma folha de Lótus!








Pouco depois, não sei se inibido por ter uma máquina fotográfica apontada sobre si, resolveu descer da folha e aventurou-se por cima das plantas flutuantes. 


Não faço ideia como foi ali parar, se terá caído dos ramos das árvores que estão por cima da água, se terá ido para li atraído pelos muitos pulgões que estão a empestar completamente as folhas dos lótus e dos nenúfares, mas a verdade é que ele estava ali a rezar no ponto mais alto da superfície da água. 
Acabei depois de o retirar da água, pois não sei se poderia correr o risco de morrer afogado.

A verdade é que, religioso ou não, é mais um inseto aliado na luta biológica contra as pragas que infestam algumas plantas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário