domingo, 14 de junho de 2015

Persephone: Diário da uma romãzeira

Há árvores ou plantas que decidimos plantar por um motivo especial. Foi o caso da primeira romãzeira (Punica granatum) que plantei, em 6 de janeiro de 2009. Decidido que iria plantar uma romãzeira, passei num horto e comprei uma qualquer, sem sequer me ter preocupado na altura com a variedade. Esta era a etiqueta que acompanhava a árvore:




Plantar uma árvore não tem nada que saber, mas ainda assim no verso da etiqueta tem as indicações. Escolhido o sítio, procede-se à plantação. Abre-se a cova, mete-se a árvore lá dentro e rega-se. Estas fotografias de má qualidade, tiradas com telemóvel, dão no entanto para vermos a evolução, tanto do crescimento da árvore, como da evolução do espaço envolvente.


Plantação 6/1/2009


A brotação começou logo no mês seguinte:

21/2/2009

E semanas depois já se podia ver a folhagem vermelha, caraterística da romãzeira:


16/3/2009

Na imagem abaixo, ainda se pode ver a sebe de escalónias a crescer, e a erva que cobria o terreno e que era simplesmente aparada. Se no inverno tudo ficava verdinho, como se vê na outra imagem a seguir, pelo contrário, no verão, muitas ervas anuais secavam e o aspeto não era muito do meu agrado. Entretanto a árvore foi amarrada com duas estacas, uma em cada ramo.

4/9/2009
12/3/2011

Em março de 2012, cresciam os primeiros pés de relva que plantei, já tinha um canteiro de aromáticas, e a romazeira teve direito a um círculo em cubos de granito para servir de delimitação à relva.

13/3/2012


Em maio, dois meses depois, vê-se bem o alastrar da mancha verde da relva, e como a sebe cresceu rapidamente e estava bem bonita e em flor. 


25/5/2012

E chegamos a 2015, e a romãzeira, ano após ano, continua a dar flor, mas elas vão caindo confiorme vão abrindo, uma atrás da outra, e nada de dar fruto. Já li que pode demorar alguns anos, (mas já foi plantada há seis) mas os meus pais também já me contaram uma conversa ouvida num horto. "Quer uma romazeira? Ou leva duas ou mais vale não levar nenhuma". Não sei se faz muito sentido, talvez faça, pois serão pessoas bem mais experientes que eu, e quem sabe, uma segunda romãzeira possa ajudar na polinização. Mas lembro-me que o vizinho tinha só uma, e dava sempre imensos frutos, entretanto quando relvou o espaço dele, deitou-a abaixo. Entretanto, a partir desta árvore, já consegui propagar outras, talvez não seja má ideia, depois colocar outra, ainda que em vaso por exemplo, ali perto e ver o efeito.

Como se pode ver, a árvore dá imensas flores, mas que depois começam todas a cair, sem qualquer fruto para amostra. 

Flores da Romãzeira
30/5/2015

2 comentários:

  1. Linda linda, adoro romãzeiras, que flores! Sabes que as maçãs na Bíblia podem muito bem ter sido romãs (erros de tradução, a nossa biblía está muito adulterada)...o fruto proibido que a malvada Eva comeu era uma romã....e convenceu o pobre Adão a comer, uma romã! Mas ele não a engoliu totalmente, ficou com uma romã-de-Adão, é por isso que as mulheres são umas pérfidas, umas grandes mázonas, e os homens são bons e ingénuos! :P

    Ela deve precisar de ser polinizada, por isso não dá frutos, precisa de ter outras por perto...muitas árvores de fruto são assim, às vezes precisas de machos e fêmeas, como com os azevinhos, outras vezes basta emparelhá-las com variedades selvagens...

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito de romãzeiras, depois ainda devo editar esta mensagem acrescentando um pouco do simbolismo e misticismo associado a esta árvore. E olha ficava bem engraçado: A romã-de-Adão!

    Eu sei, mas neste caso, a romãzeira é autofértil, daí achar que não precisaria do auxílio de outras árvores, mas pronto, quando tiver outra a dar flores, ainda que em vaso, coloco lá perto, a ver se começa a dar algum fruto!

    ResponderEliminar