quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Recordação do Bussaco

Depois da visita à Mata do Bussaco e mesmo antes de vir embora, passei pela loja junto ao palácio, que tem toda uma variedade de produtos destinados a quem quiser trazer uma recordação daquele sítio. Já antes do passeio lá tinha passado para trazer um folheto com os trilhos e tinha reparado em algumas plantinhas que lá estavam à venda, e na verdade foi com esse ideia que lá voltei antes de vir embora. 

E depois de passar em revista toda a loja, acabei mesmo por trazer a planta que me tinha ficado na mente: um pequeno abeto. Em conversa com a pessoa da loja fiquei a saber - como pensava - que aquelas plantas são produzidas pelo viveiro do Bussaco, o que, claro, tem toda um simbolismo diferente, do que ser uma planta importada de outra qualquer proveniência. 




Ainda sugeri que deveriam ali ter era fetos arboreos! Mas a senhora informou-me que os que lá têm no Bussaco são proibidos. E agora que reflito, até me questiono qual o motivo da proibição, pois não se trata de uma invasora, longe disso, talvez seja por a planta ser rara, mas ao propagar-se não se está por outro lado a protegê-la? Bom não interessa. O que interessa é que trouxe um pequenino abeto. 

Acabou por ser uma compra mais ou menos de impulso, pois se não o visse ali, nunca que teria comprado um abeto. Mas pronto, ali estava ele, naquela prateleira, a olhar para mim, todo verdinho...fui incapaz de resistir! E também só custou 4,50€ por isso não veio grande mal ao mundo das minhas finanças!


Mas já agora, para quem passar por lá, fica a indicação que descobri no site que por lá se podem comprar diversas plantas, nomeadamente; Abetos, Araucária, Camélia, Paulónia, Bromélia de flora rosa, Aspargo pluma, Aspargo, Aspidistra, Limpa garrafas, Clivia, Clorófito, Cedro do Bussaco, Kentia, Costela de Adão, Palmeira das Canárias, Alumínio, Louro cerejo, Palmeira dama e Tuia. Quem tiver interesse, tem no site os contactos para poder fazer a sua encomenda. Ao adquirirmos produtos da Mata do Bussaco estamos também a contribuir para a recuperação e manutenção do património natural e edificado existente no local.

Sem comentários:

Enviar um comentário