Passava pouco das três da tarde quando apanhei em flagrante delito uma meliante a assaltar o meu compostor! A responsável era a laranjeira adulta que vive junto do mesmo!
Agora mais a sério, hoje quando desmontei um dos compostores para remover o composto já bem cozinhado e armazená-lo, verifiquei - e com muita surpresa - que a laranjeira, de forma muito oportunista, dirigiu as suas raízes pelos orifícios do fundo do compostor, e este apresentava os últimos vinte centímetros já bastante tomados pelas raízes.
Talvez deva estar mais atento para que isto não aconteça. As plantas não são nada parvas, e como a laranjeira se apercebeu que ali dentro do compostor estava papinha da boa, não foi de modas, entrou pelos orifícios do compostor e começou a tomar do composto. E isto a meu ver não deve acontecer, primeiro porque as raízes devem é ir lá para o fundo e ao remover o composto elas depois serão cortadas, sem falar que as raízes entrando por ali adentro vão alimentar-se do composto deixando-o depois menos rico.
Nesta última imagem pode-se ver com uma das raízes que entrou pelos orifícios já apresentava alguma espessura.
Até nestes pequenos pormenores a natureza nos surpreende a cada momento.
ResponderEliminarLembrei-me logo deste artigo:
Eliminarhttp://www.segundo-sol.com/2015/03/plantas-tem-memoria-sentem-dor-e-sao-inteligentes.html
Muito interessante realmente este artigo e as respectivas pesquisas.
ResponderEliminarPor certo quase todos ao lerem este artigo entretanto lhes vêm á mente , de que quando certas plantas são tocadas, tratadas e manuseadas com boas energias e bons pensamentos , essas mesmas plantas radiam uma beleza e desenvolvimento que se faz notar das demais.
Ficamos com a ideia de que por certo o intercambio de energia entre as plantas, pessoas e a natureza/ambiente é uma realidade que se constata.
Vítor