domingo, 23 de outubro de 2016

Podar as Estrelícias

Ainda hoje pensava como apesar deste blogue tratar de plantas e jardinagem, a verdade é que muitas vezes ando entretido a jardinar e até me esqueço de retratar as coisas aqui. Apesar olhar para trás nestes três anos e gostar bastante naquilo que o blogue se tornou, a verdade é que a ideia inicial do blogue foi mais essa, a de ir dando conta do que vou fazendo, e depois claro, também aproveitar para divulgar sítios que visito, sejam jardins históricos, parques ou outros eventos que se possam inserir no espírito do blogue. E se o pensei, melhor o fiz! 

Domingo de Outono, de aguaceiros fortes, pouco propício a ir dar uma volta, e vai daí, depois de almoço resolvi ir dar um jeito nas estrelícias que estão em frente da casa. E a verdade é que, neste ano de 2016 as áreas ajardinadas de casa estão a precisar de muita manutenção, porque o tempo tem sido pouco para tudo. E lá está, outro tema que poderia tratar aqui um dia - como organizar a manutenção do jardim mediante o tempo que temos?! 

Sim, é verdade, o dia esteve muito chuvoso, até é domingo, mas lá iam havendo algumas abertas, e depois também é verdade, eu não me preocupo muito com a chuva, pelo menos se a temperatura até está amena, como é o caso. 

Como tal mãos à obra! Isto era o que me esperava:


Como se pode ver o descuido é imenso. A relva já trepa pela estrelícia acima e todas as flores velhas deste ano não foram cortadas. 

Então a primeira tarefa era cortar todas aquelas guias de graminha para deixar à vista a planta. Primeira ferramenta necessária tesoura-de-relva e a coisa já ficou assim:


Bem, já se consegue ver alguma coisa! Ora, aproveitando que estava com a tesoura na mão, vai daí resolvi cortar toda aquela relva que já sai dos limites do canteiro:




Seguidamente fui então tratar da estrelícia. Primeiro conselho, já experienciado por mim, sei do que estou a falar. Cuidado com possíveis ninhos de vespas. Elas gostam de fazer os seus ninhos nas costas das folhas, bem ocultos no meio de tanta folha e de tanta haste ao alto. O que eu faço, quando vou aparar o relvado na primavera (depois de meses sem o fazer) é pegar na mangueira e borrifar por cima da planta, se houverem por ali vespas elas denunciar-se-ão fugindo. Eu já fui picado por elas, quando comecei a cortar a relva, e a partir daí, casa assaltada trancas na porta, passei a ter bem mais cuidado!

Comecei então primeiro por cortar todas as hastes que deram flor e estavam secas:


Cortados todos estes castanhos das hastes, fui cortar algumas folhas, também elas acastanhas, porque no inverno, cai muita geada nas zonas mais expostas do terreno. E eu não protejo as estrelícias como vejo algumas pessoas fazerem, colocando umas barracas. Não gosto de ver, não sei que me parece. É verdade que elas sofrem um bocadinho, mas não morrem, mas claro, algumas folhas acabam por ficar acastanhadas.

Depois também é preciso cortar as folhas dos novos filhotes que se vão propagando e que tombam para o lado e até dificultam a passagem do corta-relva. E se todos estes trabalhos são muito simples de se fazer, qualquer pessoa faz, cortar as folhas já é preciso tomar atenção, porque em cada folha vai nascer uma haste com uma nova flor. E esses rebentos sendo cortados, serão menos flores que teremos a florir. Na imagem abaixo pode-se ver que fiz um pequeno corte para se ver, e deixei uns centímetros acima do novo rebento:


E pronto, em cerca de duas horas, não úteis mas sim por entre os aguaceiros da chuva, que por vezes era bem grossa, lá deixei o trabalho adiantado. Da poda e da relva junta-se um monte de resíduos orgânicos, que vão claro, para o compostor. 


E já todo molhado, era tempo de arrumar as coisas, tirar a roupa e ir tomar um banho quente. 

Antes:

Depois:

Claro que ficou a faltar dar uma aparadela à relva, mas como sabem, não se corta o relvado molhado, muito menos a chover e pior ainda quando o corta-relva é elétrico! A meio da semana trato disso. disso, e da outra estrelícia que está do lado esquerdo!

23 comentários:

  1. Boa noite,Agradecia uma informação. Tenho uma estrelícia, com a geada ficou toda castanha. Se podar todas estas folhas queimadas haverá hipótese de a planta recuperar. Muito obrigada. Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Isabel,
      As minhas estrelícias também se costumam queimar de inverno com as geadas. As folhas ficam enrugadas e castanhas, e eu costumo cortá-las e as plantas depois recuperam muito bem sem problema.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Muito obrigada. Mais uma questão, posso cortar já, ou convém esperar por Março? E posso aduba-las após o corte? Desculpe tantas questões.
      Mais uma vez obrigada.
      Isabel

      Eliminar
    4. Eu acho que quanto mas depressa cortar melhor por evita que a planta esteja a gastar energia desnecessariamente. Pode adubar porque elas até já estão em flor, mas eu às quase nunca o faço!

      Eliminar
    5. Muito obrigada pelas informações. Isabel

      Eliminar
  2. Olá percebi que as folhas das minhas plantas estao ficando amareladas e com pintinhas...o que pode estar acontecendo? Algumas também não florescem e quando florescem e ficam secas após abertas...como devo cortar para florescer novamente?

    ResponderEliminar
  3. Olá Aleca,
    Essas pintinhas talvez possa ser cochonilha. Convém perceber o que poderá estar a afetar a planta, para que ela possa recuperar e florir normalmente. As podas são mesmo só para cortar as flores velhas, ou então limitar que se propague em demasia e ocupe de demasiado espaço.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, tenho uma estrelicia enorme que está um bocado ao abandono. Está em casa de férias e como tive duas filhas seguidinhas, não pude gastar tempo a cuidar dela. Está com imensas folhas castanhas! Flores secas! Coitadinha... são mais as q estão assim do q as que estão verdes!
    Devo fazer um corte "radical", para tornar a rebentar tudo, colocando adubo etc, ou tentar só tirar mesmo o q está estragado? Posso fazer isto nesta altura do ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana boa tarde,
      É curioso que ainda ontem olhava para as minhas e pensava precisamente que tinhas de cortar as flores velhas que entretanto secaram. Pode cortar agora as flores velhas e cortar as folhas que veja que estão muito secas. Preste só atenção como mostrei acima, para não cortar o novo rebento que depois irá crescer da folha velha. De resto não há problema. As estrelícias são muito resistente, mas se a zona onde estiverem for muito exposta à geada (como acontece com a minha casa) então elas sofrem um pouco e queimam-se. Tire-lhe as partes secas e regue-a bem que por certo ela irá revitalizar rapidamente.

      Eliminar
    2. Obrigada! Vou tentar limpá-la bem!

      Eliminar
  5. Olá, Boa tarde!

    Como devo proceder para mudar as estrelícias de um local para o outro?

    Basta transplantar? Qual a melhor altura do ano?

    Tenho duas enormes, mas queria dispô-las noutro local do jardim, seguidinhas, para fazer uma espécie de sebe.

    Disseram-me que, ao desenterrar as raízes, é possível dividi-las em secções, de modo a obter mais arbustos... É assim? É possível?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde Maria,
      Transplantar estrelícias velhas consegue-se, mas olhe que não vai ser uma tarefa muito fácil porque aquilo puxa muitas raízes no fundo. Só com a ajuda de uma pequena máquina estilo retroescavadora, porque andar de picareta vai dar muito trabalho. Ou então com a ajuda de uma pick-up como pode ver aqui neste vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=z9lvhGveIXI

      Sim, pode dividir e separar a touceira e ir plantar como quiser, mas é como lhe digo, prepare-se para ter algum trabalho!

      Boa sorte!

      Eliminar
  6. Boa tarde. Gostaria de saber como faço para secar a raiz das estrelicias pois já estão a fazer estragos na casa do vizinho. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde,
      Bom, a meu ver só arrancado a parte que está a fazer estragos. Ou quer secar toda a planta? Se assim for, corta a parte aérea, e depois coloca, por exemplo, um plástico preto sobre a planta, que esta sem luz não vai sobreviver. Mas pode sempre transplantar a planta de local.

      Eliminar
  7. Boa tarde, tenho umas estrelicias gigantes com imensas flores ja secas, devo as cortar ou nao? E como? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde Luis,
      Sim, deve cortar em baixo, como explico aqui no texto, porque se está seca já não está a fazer nada na planta e dá aquele ar descuidado.

      Eliminar
  8. Olá boa noite tenho duas estrelicias que só deram flor uma vez à 4 anos a partir daí só novas folhas que por sinal, estão bem viçosas, estão plantadas num vaso grandeo que fazer para florir, obrigada

    ResponderEliminar
  9. Bom dia! Tenho uma estrelícia ao pé da minha casa nova. Gostaria de saber se posso podá-la toda nesta altura da Primavera para que possa ficar mais bonita e cheia de flor. Obrigada

    ResponderEliminar
  10. boa noite , posso cortar a estrelicia completamente por baixo?

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, Tenho uma estrelícia gigante que está a ficar mesmo gigante! Acho que está muito bonita mas já faz muita sombra. Se cortar por baixo (ramos entrançados grossos) ela vai ficar "depenada" e estreita. Se cortar os ramos altos vai parecer que foi "amputada". Qual será a melhor maneira? O ideal seria enviar-lhe uma foto.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Posso fazer uma poda radical?

    ResponderEliminar