Dependendo dos casos, nem sempre se pode fazer da mesma maneira, mas eu uso um método que me parece extremamente simples, mais ainda para quem não se sente muito à vontade com plantas, ou mexer nas raízes das mesmas.
Vou mostrar uma planta que mudei hoje mesmo, usando esse método. Trata-se de uma suculenta, a Portulacaria que estava numa vaso já há algum tempo e que precisava sem dúvida de ir para um maior.
Primeiro passo. Pegar no vaso maior e colocar terra dentro, mas só o suficiente até que o vaso que vamos mudar lá caiba dentro:
Seguidamente metemos o resto da terra até ao nível da terra do vaso a mudar e calcamos bem a terra:
Em seguida tiramos o vaso com a planta lá de dentro e ficamos com a cavidade para onde ela irá. Claro que não era para mudar com vaso e tudo!
E só agora vamos tirar o vaso da nossa planta. E pode-se ver bem nesta imagem como as raízes já tinham tomado conta de toda a terra disponível no vaso:
Nesta fase soltamos ligeiramente as raízes do fundo para que possam mais facilmente espalhar-se na nova terra do novo vaso:
E então mudar de vaso é tão difícil como isto! Basta pegar na planta sem vaso e colocá-la lá dentro! Digam-me lá que não é uma verdadeira brincadeira de criança?
Sem comentários:
Enviar um comentário