terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Transplantar o Ulmeiro

Tenho de confessar que ando um pouco desleixado com os meus bonsais.  A vida é tão agitada, os dias de descanso são tão poucos - mas parece que para os partidos que nos governam há mais de quarenta anos são muitos, pois foi vetada uma proposta para regressarem os 25 dias de férias - que , ainda para mais agora de inverno, em que saímos de casa de noite e chegamos a casa de noite, o fim-de-semana é muito curto para tantas solicitações. 


Como já mostrei anteriormente, eu tenho um ulmeiro (Ulmus parvifolia) que me foi oferecido há mais de quinze anos, mas já nem sabia ao certo quando foi a última vez que o mudei de vaso. Dependendo da espécie, deve-se mudar a árvore de vaso, de dois em dois, ou três em três anos. E no caso do ulmeiro é precisamente nesta altura, quando começam a aparecer os primeiros rebentos, que devemos fazer o transplante para nova terra. 


E então fui preparar a sala de operações, com a mesa e os utensílios.
Primeira tarefa, retirar a planta do vaso, e esta operação não foi muito fácil, precisamente porque a árvore já tinha muitas raízes. Fui mesmo buscar uma faca de cozinha, que serviu de espátula para passar em volta do vaso e fazendo alguma força lá consegui tirar o torrão de raízes.



De seguida desembaracei todas as raízes para as aparar:



O substrato indicado para o Ulmus parvifolia é a Akadama, uma argila japonesa de origem vulcânica, só que, como não tem quaisquer nutrientes, é obrigatório adubar para alimentar a árvore.


Seguidamente espalhei uma boa camada, o suficiente, para que depois o bonsai ficasse nivelado com o topo do vaso. 





Já que estava com as mãos na massa (nos bonsais) resolvi ir buscar uma abélia (Abelia grandiflora) que tinha num vaso e revolvi colocá-la já num vaso de bonsai.


Como se pode ver desbastei grande parte das raízes...


e podei também parte dos rebentos para equilibrar o grande corte das raízes:



2 comentários:

  1. Não tenho bonsais nem nunca tive, apesar de os apreciar. É preciso muita técnica e conhecimentos para cuidar correctamente destes bonitos espécimes.
    Ainda agora estou aprender a cuidar de couves e outros vegetais da horta.
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, depende das espécies. Há espécies muito fáceis de manter e até dá para um pouco mais que leigo como eu, tentar criar os seus próprios bonsais. E estes ulmeiros são muito resistentes, mas tens também as piracantas ou as abélias. Olha, no fundo é sempre precisa técnica e conhecimento para tudo, tal como na horta!
    Bom fim-de-semana para ti também!

    ResponderEliminar