domingo, 8 de dezembro de 2019

As Câmaras Municipais Sabem Contar Dez Metros?

Desde 2006 que existe uma lei em Portugal que obriga a limpar o mato e as árvores, como pinheiros e eucaliptos em volta das casas, em volta das aldeias e junto das estradas. A lei ficou mais visível, e parece que até então ninguém a conhecia pela forma como tanta gente se manifestou contra a limpeza (é melhor as casas arderem e sermos todos nós a ter que as pagar!), mas esta lei ficou muito conhecida a seguir ao grave incêndio de Pedrógão que vitimou sessenta e quatro pessoas porque a estrada não estava limpa como devia e os carros acabaram incinerados e, porque depois de casa arrombada trancas na porta, o anterior governo de António Costa, decidiu aplicar prazos a cumprir e coimas para os infratores que não limpassem. 

Entretanto a limpeza dos terrenos, com mais ou menos queixas, lá entrou na ordem do dia mas tudo entrou na normalidade do país, que é como quem diz, depois da gritaria inicial tudo acaba por ficar igual ao que estava antes, porque basta prestar um pouco de atenção para perceber que muito pouco foi feito. E vou só dar dois exemplos de proximidade aqui na minha freguesia do concelho de Gondomar. Primeiro, na estrada que liga as duas freguesias vizinhas, junto ao antigo campo de futebol da terra:



O segundo exemplo numa outra estrada que vai na direção da Serra das Flores:



Perante este cenário a minha pergunta é: a obrigatoriedade de abate das árvores é só para alguns ou as autarquias não sabem contar até dez metros?

Sem comentários:

Enviar um comentário