domingo, 1 de dezembro de 2019

Recolher Sedum hirsutum

Na estrada nacional aqui perto, que serpenteia paralelamente o rio Douro até à Régua, há zonas onde uma minúscula planta de nome Sedum hirsutum nasce em cima dos pequeninos restos de terra que caem sobre as rochas. No Verão, que é quando dá mais nas vistas, nunca me canso de a ver a florir nas encostas da estrada. Mas recolhê-la no Verão não é altura ideal pois pode secar. 

Hoje, no regresso de mais um treino, e com o sol a reluzir sobre as encostas molhadas, lá estava ela, conjuntamente com o musgo, a colorir de vários tons de verde a encosta. Então, depois de almoço resolvi ir lá e recolher alguns tufos de plantas. 




 

Depois lembrei-me que ali não muito longe havia um sítio com muitas lajes de xisto, e resolvi passar por lá. A zona, junto a um reservatório de água já tinha sido revolvida por máquinas, mas, mesmo assim ainda encontrei algumas que achei terem o formato apropriado a serem usadas para bonsai. Meti algumas na mala do carro e regressei a casa. 

Olhei para uma das lajes e gostei particularmente, então, vai daí, depois de a lavar, fui buscar um pouco de terra argilosa, que gruda bem na pedra e comecei a fazer um mini arranjo com esta mini-suculenta e finalizei colocando musgo em volta. E depois, depois borrifei muito bem. Veremos como estas plantas minúsculas se aguentam. 



1 comentário: