domingo, 22 de dezembro de 2019

Jacinto Aquático - História de uma Invasão por Culpa do Homem

"A Planta Mais Prolífera do Mundo"

O jacinto de água multiplica-se com uma incrível rapidez; numa só temporada, dez pequenos jacintos podem converter-se em mais de seiscentas mil plantas estreitamente entrelaçadas. Estas formam um tapete com a extensão de meio hectare, tão espesso que pesa 180 toneladas e com tal flutuabilidade - devida a uma série de ampolas de ar com quatro ou cinco centímetros de espessura, situadas na base de cada planta - que pode suportar o peso de um homem. 

Jacinto-de-água em flor (Eichhornia crassipes) em minha casa

O homem é o único culpado desta propagação monstruosa. A planta só atravessou as fronteiras da América do Sul, de onde é originária, em 1884, data em que foi levada à Exposição Comemorativa do Centenário de Nova Orleães, fugurando na secção de horticultura.

Atraídos pelas suas belas flores, alguns jardineiros levaram várias estacas para os seus tanques e fontes. Ao verem que se multiplicavam rapidamente, atiraram o resto para os arroios próximos. Um visitante da Florida levou para a sua cidade um caixote cheio de jacintos, tencionando embelezar com eles o rio St. John: as inundações, os temporais e as correntes encarregaram-se do resto. Seis anos depois,  jacinto tinha-se espalhado desde a Florida ao Texas, avançando em seguida para o norte até à Virgínia e para o oeste até à Califórnia.

Invasão de Jacinto-de-água na Pateira de Fermentelos
A Planta chegou à Austrália em 1895, provavelmente levada por alguma pessoa que se deixou seduzir pela sua beleza. Na Índia era já conhecida em 1902, enquanto que a África só começou a ser invadida por ela em 1950. Neste continente foi vista pela primeira vez no rio Zaire, perto de Brazzaville, onde, segundo se diz, fora introduzida por um missionário. Seis anos mais tarde, estendia-se, ao longo de mil e quinhentos quilómetros, pelo rio Zaire e afluentes penetrando também no Sudão, Uganda Etiópia, Rodésia e Malawi. 

Excertos do livro "O Assombroso Mundo da Natureza" / Seleções do Reader's Digest (1970)

Sem comentários:

Enviar um comentário