quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Natal com as Mãos na Terra

Véspera de Natal com tarde livre do emprego. Como o tempo tem sido muito pouco aproveitei para chegar a casa e dedicar-me à jardinagem. O vento da tempestade tombou-me ligeiramente a budleia e eu aproveitei para a podar e endireitar. E de repente olho para duas grandes piracantas que tinha em vasos de trinta litros e como já não sabia o que lhes fazer com aquele porte (até estiveram à venda mas a coisa não se concretizou) e então resolvi cortá-las para tentar transformar em bonsai. Uma só a cortei e não lhe mexi ainda nas raízes mas a outra sim, removi grande parte das raízes (e espero não ter exagerado) e coloquei numa taça de barro que a minha mãe tinha livre e não iria usar brevemente. 

O arbusto, que teria um metro e meio estava assim, com fotos em flor e com os frutos:
As pessoas mais sensíveis não se assustem, mas passou agora a estar assim:



E já que estava com as mãos na terra e a pensar em bonsais, decidi tirar uma hera do vaso, que já estava a puxar novos rebentos, e dei uma pequena aparadela nas raízes e coloquei depois noutra taça de barro. Sempre quis ter um bonsai de hera, creio que finalmente estou no caminho certo para ter um. Veremos, mas até nem acho que esteja a ficar muito mal...



Uma visão geral de ambos, com a minha laje de xisto com Sedum hirsutum que eu adoro!


Opiniões e sugestões são sempre bem-vindas!

2 comentários:

  1. A laje de xisto está fenomenal, amigo! E também gosto do bonsai de hera. A minha única plantita -a ficus - está de saúde. As folhinhas têm aumentado no topo e algumas, inferiores, vão lentamente caíndo. Quero dar-lhe um vaso novo, a ver se trato disso em breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro aquela laje com aquelas mini-suculentas que retirei do monte! Adoro! E ando sempre a regar para ver se o musgo cola à pedra. Iria ficar espetacular se começasse a crescer mais musgo por cima da pedra!

      Eliminar