domingo, 31 de agosto de 2014

Mais livros para a estante

Nas últimas semanas fui adquirindo mais alguns livros sobre jardinagem e plantas. Alguns foram meras oportunidades de ocasião, outros já andava a namorar há algum tempo e que entretanto encontrei a um preço mais razoável. 

Os primeiros a chegar foram dois livros sobre flores, para juntar a outros dois que tenho da coleção Mundo Verde. Um volume é dedicado às flores do bosque de 1997, o outro, sobre as flores do campo de 1998.


Uma enciclopédia de plantas que já andava de olho há algum tempo, era as As plantas nossas amigas de 1979.   São oito volumes dedicados aos benefícios das plantas tanto à mesa, como no tratamento de diferentes maleitas. 


Compra de ocasião, por 1€, foi a Agenda 2014 Plantas Medicinais - Ervas Silvestres e Flores Comestíveis da Fernanda Botelho.


Há algum tempo trouxe da biblioteca o livro O Livro do Jardim das Seleções do Reader's Digest de 1996 e apesar de ter digitalizado algumas páginas sobre temas que mais me interessavam, de imediato decidi que este seria um livro que obrigatoriamente teria de arranjar, pois é umas das obras mais completas que já me passou pelas mãos e excelente para um jardineiro-amador como eu. 


Outra compra de ocasião, por 2€, foi a compra de um pequeno manual sobre como cuidar de roseiras.


E o último a chegar, outro caso de ocasião e proveniente de uma troca, por uma espécie de dicionário Portugal Botânico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exóticas de 2003, em que partindo dos nomes vernaculares podemos chegar aos nomes científicos ou vice-versa.


São doze livros (oito volumes da enciclopédia) por cerca de trinta e cinco euros,  não creio que no global tenha sido uma má compra. Não são manuais para ler de princípio a fim como um qualquer romance, são livros práticos, para ir lendo, mas por temas de interesse, ou para ir consultando em caso de necessidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário