domingo, 12 de outubro de 2014

O regresso sempre pontual

Já há semanas, quando saía para o trabalho, tinha visto de relance um pisco a esvoaçar sobre o relvado e perguntei-me se seria o meu amiguinho(a) que estaria de volta. Hoje pude finalmente confirmar, o pisco está de volta para passar o inverno cá em casa.


Não faço ideia para onde vai, em que país é que ficará a sua casa de verão, mas mais uma vez, e de forma pontual, chega sempre no início do outono. 

Estava nas traseiras da casa a mudar umas plantas de vaso e comecei a ouvir uns pequenos ruídos. De imediato fui investigar, e lá estava ele (ou ela). Ali bem perto de mim, a remexer nas folhas do chão a procurar bicharada para comer. 

Um pouco mais tarde fui para a frente da casa, começar a cortar as sebes, e vi-o a cantar no azevinho, de bico fechado.






Ao longe, só se via uma pequena bola cor-de-laranja, mais ou menos do tamanho de uma nêspera (ou magnório como por aqui se diz) e lá entoava os seus cânticos, mas num tom baixo. Ao longe alguém respondia. 

2 comentários:

  1. Bem vindo de volta pisco (deste-lhe nome?) ! :D

    Também na semana passada comecei a ouvir muitos cânticos no meu jardim, estive estes últimos dias no site das aves a ouvir cantos, e acho que deve ser o pisco, mas ainda não o vi, também passo o dia fechada! :) Mas fico contente, adoro piscos (e pássaros fofos no geral)

    ResponderEliminar
  2. É engraçado que no meu caso só vejo mesmo este, mas acho que deve ser normal tendo em conta que eles são territoriais. Só ainda não sei é quantos anos pode vive um pisco. Aqui em casa ouço muitas cantorias mas acho que a maioria serão aqueles que fizeram ninho no jasmim. Isto no meu terreno, no monte há muita bicharada! Aliás já a seguir vou colocar um post sobre outro pássaro que acabei de encontrar ;)

    ResponderEliminar