domingo, 25 de janeiro de 2015

Que bela....Urtiga!

Ontem, fui fazer a ronda pelo jardim, e pelas plantas - há muito que não faço nada ou muito pouco pois o frio e a chuva não dão tréguas - mas como estava um dia muito bonito e até soalheiro, lá andei a ver como estava a selva do meu mini-viveiro de plantas!

De repente olho, e vejo ao longe, numa pequena tampa de bidão serrada com alguma terra (onde costumo colocar folhas de suculentas a enraizar) e vejo uma bela planta, bem verdinha! Aproximei-me e de imediato vi que se tratava de uma urtiga que ali nasceu espontaneamente de alguma semente que ali caiu. 





Acho que grande parte de nós, em determinada altura, meteu as mãos numa urtiga, e de imediato se apercebeu que esta não é uma planta que goste de ser tocada! Vejamos mais de perto porquê:




Toda a planta está coberta por pequeníssimos pêlos, em que basta que neles toquemos levemente, para que de imediato sintamos um enorme prurido. 


Existem diversos tipos de urtigas (urtiga-branca, urtigão, urtiga-menor) mal geralmente não são muito amadas pelo homem pelas razões evidentes. Ainda assim, as urtigas são plantas medicinais, com muitas propriedades e diferentes usos. As urtigas podem ainda ser usadas como biopesticida ou acelerador da compostagem. 

No que à simbologia diz respeito, é curioso pois a urtiga é a planta de Vénus e simboliza a luxúria e mesmo a imortalidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário