domingo, 15 de novembro de 2015

Metrosidero quatro meses depois

Não, eu não vou fazer um registo de dois em dois meses do metrosidero que trouxe do lixo! Mas como o blogue é também ele uma espécie de agenda onde ficam guardadas as datas, e como ontem tive de o transplantar, verifiquei agora que passaram dois meses desde a última mensagem. E isto já dá bem a ideia de quanto um metrosidero pode ser invasivo, e de quanto as suas raízes crescem muito rapidamente.

Quando o trouxe, recolhido junto de um ecoponto, ele estaria num vaso, aproximadamente de 20L e transplantei-o para um vaso de 30L. Mas ontem, cerca de dois meses depois do anterior transplante, e de o ver cheio de novos rebentos, analisei-o em pormenor, e reparei que já estavam raízes a sair pelos buracos do vaso! Estamos a falar de um espaço de dois meses!


Raízes já tinham tomado conta de toda a terra

Pormenor dos novos rebentos

Então resolvi fazer novo transplante, e espero não me arrepender, pois passei-o para uma dorna grande que foi serrada e improvisei como vaso, e ali a árvore poderá estender muito mais as suas raízes, e estendendo as raízes crescerá também bastante. Pode-se comparar os volume de onde estava e para onde passou.


Novo recipiente terá mais do dobro do volume

O que eu acho estranho nisto tudo, é observar um metrosidero que o meu vizinho plantou, talvez há um ano no jardim (e não em vaso), estar ali "sem sair da cepa torta", e este coitado, que esteve quase morto não pára de crescer. 

Depois do transplante ficou assim:



Agora é esperar para ver o que irá acontecer, mas não tenho dúvidas que irá continuar a crescer pois já deu para ter ideia de quanto as raízes se espalham rapidamente. Seria interessante se desse flor para o ano mas aguardemos os próximos episódios. 

2 comentários:

  1. A natureza reage ao "stress" de formas inusitadas, ao contrário dos humanos que desmoralizam face às dificuldades, as plantas são muito mais simples e aproveitam todas as adversidades para ficar mais fortes. Só assim se explica por exemplo que existam árvores em hiroshima que resistiram a uma bomba atómica, ou que as árvores de fruto se tornem mais produtivas depois de serem severamente mutiladas com podas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e fiquei agora a pensar nas suas palavras "severamente mutiladas" para produzirem mais. O homem de facto é um oportunista, que tenta por todos os meios arranjar forma de ter mais, pouco se preocupando com as plantas ou animais, e estava a pensar nas atrocidades que se comentem, por exemplo, na produção de leite.
      Ainda sobre a produção das árvores de fruto, lembrei-me de uma conversa que tive com um senhor que conheci (com idade para ser meu pai) numa das caminhadas que fiz recentemente. Falamos como as plantas são sensíveis e reagem aos nossos estímulos, e ele contou-me que tem uma árvore (já não me lembro qual), mas que ela nunca dava frutos. Então ele, foi junto dela e disse-lhe "Olha, se para o ano não me deres frutos vou-te botar abaixo". E o que ele me disse foi que ficou espantado com a produção que ela teve no ano seguinte! "Coincidência"? Ele também não sabia.
      Depois existem alguns métodos que também acho um pouco primários, como dar valentes sovas nos limoeiros para eles mais frutos! Não sei, mas isso não me parece assim algo muito... nem sei como classifique! Os meus pais têm um, e aquilo dá limões que nunca mais acaba. E eu plantei um há uns quatro anos e também já está a produzir bem, e eu nunca que exerci qualquer forma de violência doméstica contra ele!

      Eliminar